s'/> Estudante indígena Tembé, da reserva Alto Rio Guamá, é aprovada em Medicina na UFPA - Santa Luzia Online - O Blog do Rei

A Informação Passada a Limpo

Estudante indígena Tembé, da reserva Alto Rio Guamá, é aprovada em Medicina na UFPA

A estudante indígena Mirela Hai’he Tembé alcançou uma conquista histórica ao ser aprovada no curso de Medicina da UFPA - Universidade Federal do Pará, por meio do Processo Seletivo Especial Indígena e Quilombola 2026. O resultado foi divulgado na noite desta segunda-feira, 19, e já repercute como um marco para a Educação Indígena no estado.

Egressa do Colégio Estadual Indígena Félix Tembé, localizado na aldeia sede da Reserva Alto Rio Guamá, em Santa Luzia do Pará, Mirela representa a força das políticas públicas que promovem o acesso de povos tradicionais ao ensino superior, aliando tradição, identidade e conhecimento científico.

Estudante exemplar, Mirela também foi destaque ao receber Menção Honrosa na 20ª edição da OBMEP [Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas], pelo seu desempenho na prova de 2025 — feito que evidencia a excelência da Escola Félix Tembé e reforça o potencial dos jovens indígenas na produção de conhecimento.

A aprovação de Mirela em Medicina é um símbolo de resistência, superação e representatividade. Com mais oportunidades e investimentos em educação inclusiva, histórias como a dela mostram que é possível transformar o futuro das comunidades indígenas por meio do estudo e da valorização da identidade cultural.

A escola Félix Tembé, e toda a comunidade Reserva Alto Rio Guamá comemoraram a conquista de Mirela:

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.