A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

18 de maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9970/00, foi escolhido como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em razão do crime que comoveu toda a nação brasileira, conhecido como "Crime Araceli”,seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.

Em Santa Luzia as comemorações do dia 18 de maio foram antecipadas para a sexta feira, dia 16 com um congresso realizado pela Secretaria Municipal de Promoção Social que contou com a presença do Ministério Público, Conselho Tutelar, Paróquia de Santa Luzia, escolas e entidades empenhadas no combate ao abuso e exploração da criança e adolescentes onde foi discutido o alarmante crescimento da prostituição entre menores na nossa cidade.

A escola São José foi a que mais se destacou no evento, realizando uma caminhada com seus alunos que através de faixas e cartazes alertavam para o problema ao mesmo tempo que pediam mais atenção das autoridades para a questão da prostituição infantil que atingiu índices alarmantes nos últimos anos.

Com faixas e palavras de ordem a Escola São José transmitiu seu recado à sociedade com o objetivo de chamar atenção para um problema grave que a maioria faz questão de esquecer.

A caminhada reuniu alunos e professores da Escola São José que atravessaram a cidade percorrendo as principais ruas e avenidas mostrando a preocupação com a exploração do menor, que é tão comum mas pouco combatida.

Alunos e professores juntos na mesma caminhada e com a mesma preocupação.

A diretora da Escola São José, Rita de Cássia, uma grande mulher e idealizadora da caminhada.

Os alunos prontos para a caminhada que pediu mais atenção das autoridades competentes para o problema da exploração de crianças no município.

Diretora, professores, vigias e demais profissionais da educação unidos na realização da caminhada que chamou a atenção do povo luziense para a questão do menor.

Alunos que ao longo da caminhada carregavam cartazes pedindo mais atenção e denuncivam a exploração de crianças e adolescentes na cidade de Santa Luzia.

A caminhada percorrendo as principais ruas da cidade com um único pedido: "Salvem nossas crianças!"

Alunos com cartazes alertando para a importância do combate do abuso contra menores.

Alunos concentrado para iniciarem a caminhada.

É interessante ressaltar a importância do ato realizado pela Escola São José, que mostrou está 'antenada' com a problemática ao mesmo tempo em que chamou a atenção de toda a sociedade que parece não perceber o que está acontecendo no município. São ações como essa que ajudam no combate ao crimes contra crianças. Vale ressaltar que quando se fala de exploração, não estamos falando apenas de exploração sexual, mas de toda forma de exploração que vai do abandono até a exploração do trabalho infantil que é muito comum em nossa cidade.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.