A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

"Nós" se encontra lá

Chega a ser vergonhoso como alguns "profissionais" da comunicação falada de Santa Luzia se pronunciam tão erradamente, "assassinando" a língua-mãe.

Dia desses, resolvi ouvir [coisa rara] por dois dias consecutivos o programa de notícias da rádio Curí FM [que fora a programação chapa branca praticada, é um excelente veículo de comunicação] que vai ao ar todas as tardes. Fiquei horrorizado com o que meus ouvidos foram obrigados a escutar e decidi que nunca mais repetiria a façanha.

Foram dois locutores diferentes [no primeiro dia o titular do programa não pode comparecer], mas os erros grosseiros de pronúncia e concordância se repetiram em ambos os casos. Pela gagueira constante, podia-se perceber que o locutor estava lendo, e mesmo assim pronunciava errado a maioria das palavras, que aqui, vou me limitar a um número reduzido de vocábulos anotados para a prosperidade. Na relação abaixo em vermelho está o que foi pronunciado e em azul a forma correta das palavras:

Hondurenhenses - hondurenhos
Cidadões - cidadãos
Desposto - deposto
Zelayá [oxítona] - Zelaya [átona]
FERBRAN - FEBRABAN [Federação Brasileira dos Bancos]
Combustives - combustíveis
Ficância - eficácia

Essa foi uma pequena relação que anotei até ouvi o locutor dizer, e repetir por algumas vezes, que nos seus tempos de escola, antes de entrar em sala de aula a turma era obrigada a "efetuar o Hino Nacional". Talvez, nessa época o Hino Nacional deveria ser uma operação matemática que se permitia "efetuar", e não "executar".

Quanto ao título do poster ["Nós" se encontra lá], essa frase ouvi agorinha quando um desses carros de propaganda passou na frente da minha casa anunciando uma grande seresta que vai acontecer na sexta-feira, e o locutor está convidando a população com seguinte bordão:

- Vai ser uma super seresta. Não perca, e "nós" se encontra lá.

Obs.: Como a frase está sendo falada, não é possível saber se o pronome "nós" está na forma "nóis".

2 comentários:

Pcc. disse...

Caro amigo professor
concordo em genero grau com suas colocações,como diz o adágio popular,pra concertar este problema só muita escola e aulas de portugues,
com nossa saudosa Professora MARIA PEREIRA.
Grande Abraço.

Ritinha disse...

Talvez esses locutores, não assistiam as aulas de Língua Portuguesa. kkkkkkkkkkkkk

Tecnologia do Blogger.