A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Bancos em Santa Luzia: uma questão prioritária para o desenvolvimento local

É no mínimo decepcionante chegar em uma cidade, seja ela grande ou pequena, e não poder contar com serviços bancários tão importantes e necessários ao bem estar da população e ao desenvolvimento de uma economia local.

Mesmo considerando que o capitalismo global, erguido sobre os pilares do sistema financeiro, beneficie [lucros] em primeiro lugar os donos do capital e das instituições bancárias [burguesia] em detrimento da classe trabalhadora, não há como pensar o desenvolvimento de um pequeno município como o nosso, sem levar em conta o poder estruturante e os inúmeros benefícios sócio-econômicos que um banco proporciona.

Sendo ou não correntista de um banco, é nele que o cidadão paga suas contas [água, luz, telefone, boletos,...] recebe pensões e/ou benefícios previdenciários, saca recursos dos programas sociais [Bolsa-Família, Vale-Gás, Pró-Jovem,...] adquire serviços, obtém financiamentos, e etc... Que têm em conjunto um efeito multiplicador sobre várias outras datividades econômicas.

Visto por esse ângulo, por que não há um banco em Santa Luzia? Por que o poder público e os empresários "não movem uma palha" para trazer uma agência bancária para o nosso município?

Essas são algumas das perguntas que nossos cidadãos fazem toda vez que são penalizados pela omissão de alguns, são obrigados a deslocarem-se até Capanema ou outras cidades para receberem seus salários, pagarem suas contas e realizarem suas compras do mês, transferindo para lá a renda e os empregos que tanto fazem falta ao povo de Santa Luzia.

Não dá mais para concordar com essa mentalidade colonialista que torna nossa cidade submissa aos interesses de fora. Tampouco dá para aceitar explicações tortuosas e inverídicas que deixam a questão [bancos] em segundo plano isentando de qualquer responsabilidade [dever] as autoridades locais que infelizmente estão "míopes" e não enxergam as enormes vantagens e possibilidades de ganho político futuro.

Como seria bom para um líder político ganhar a admiração e o reconhecimento do seu povo como "aquele que trouxe um banco, uma fábrica, uma universidade, ...". Seria uma simbiose perfeita que resultaria em uma "enxurrada de votos" e ao mesmo tempo daria o pontapé inicial para o desenvolvimento do nosso município.

Jorge Daniel
[Geógrafo e professor especialista em Gestão Ambiental pela UFPA]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.