A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O anúncio da elevação em 10% na alíquota do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] das bebidas frias - cerveja, refrigerante e água mineral - feito pelo governo federal na semana passada, já teve reflexo no bolso dos luzienses: as melhores casas do ramo, leia-se bares, elevaram o preço da cerveja, por exemplo, de R$ 3,00 para R$ 3,50.

A 46ª edição da "Festa das Flores", a mais longeva tradição luziense, foi sucesso absoluto: muita gente bonita, bem comportada [não teve uma briguinha sequer] e disposta a gastar, o que a organização adorou. O galpão da Transportadora Bonfim [leia-se galpão do Hélber] permaneceu lotado até os primeiros raios de sol deste domingo e o público ainda queria mais quando o sanfoneiro Antônio Marcos resolveu encerrar o arrasta pé.

À propósito da Festa das Flores, o que fez muito sucesso, pelo menos entre os homens, foram as camisas com estampa xadrez ou "quadriculada": o figurino vestiu a grande maioria dos cavalheiros, principalmente as de mangas compridas com detalhes brancos no colarinho e nos punhos. Vai entender...

Na próxima quinta-feira a Igreja Católica estará celebrando uma das suas maiores festas: Corpus Christi. Em Capanema, os belos tapetes de serragem colorida famosos no país inteiro, tombados como Patrimônio Cultural e Imaterial do estado do Pará, que estarão mais uma vez cobrindo as ruas da cidade são o resultado de meses de preparação com seminários, oficinas e coletas de matéria-prima pela região. A importância da procissão de Capanema é tão grande que as celebrações são conduzidas pelo bispo da cúria diocesana de Castanhal, D. Carlos Verzeletti.


À propósito das comemorações de Corpus Christi em Capanema, o marketing fez a diferença: 30 outdoors e 10 mil cartazes foram espalhados pela região nordeste do estado.

As celebrações de Corpus Christi em Santa Luzia também não deixam nada à desejar em relação a outras cidades da região. Depois da chegada do competente Pe. Elias ao comando da Paróquia, sem desmerecer seus antecessores, as procissões ganharam importância transformando-se num espetáculo bonito de ser visto. A movimentação começa na noite de quarta-feira com a confecção dos tapetes coloridos, feitos pela comunidade, que cobrem o trajeto da procissão, atraindo milhares de pessoas para as ruas da City todos os anos através do marketing feito pelas camisas comemorativas, cartazes e adesivos.


Depois de hipotecar apoio ao candidato do PMDB à prefeitura de Santa Luzia e alardear aos quatro cantos do município o nome da vereadora Lúcia Machado como sua companheira de chapa, corre à boca pequena nos bastidores políticos da City, que a parlamentar não está mais tão entusiasmada assim com a ideia. O motivo da desistência seria o eminente naufrágio eleitoral da dupla diante da cada vez mais robusta candidatura do ex-deputado Adamor Aires que ganha novas adesões vindas do lado de lá a cada dia.

À propósito das novas aquisições do grupo político liderado pelo ex-deputado Adamor Aires, a maioria desembarcou das fileiras petistas e ver o passado agora apenas como uma imagem no retrovisor.

As obras da quadra de esportes que o prefeito Zaqueu Salomão mandou construir na comunidade do Km 18 estão bastante avançadas. A inauguração será muito em breve, de modo que permita a disputa de torneios já durante as férias escolares do mês julho.

Com a chegada do mês de junho as festas típicas da época começaram a pipocar. Só no dia 16 dois badalados eventos prometem movimentar o interior do município: na comunidade do Pitoró acontecerá o "Forrozão das Primas" com o sanfoneiro Evandro do Acordeon, de Castanhal, e os djs luzienses Kácio Costa e Heleno Neto, já na comunidade do Broca o arrasta pé fica pro conta de uma das grandes aparelhagens do nordeste paraense, o Super Metrô.


À propósito, dia 23 acontecerá em Capanema a maior festa junina da região: a 25ª edição do tradicionalíssimo "Nassau na roça". Promete...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.