A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Foram inaugurados na manhã desta segunda-feira, 23, as obras e serviços de reforma e ampliação da escola Elói Cardoso, localizada no bairro do Km 48, na sede do município. Com recursos próprios da prefeitura foi realizada uma ampla reforma com ênfase aos espaços pedagógicos como sala de leitura, recreação e laboratório de informática conectado à rede mundial de computadores - internet - bem como a aquisição de cadeiras novas para os alunos e mobiliário para a copa e refeitório. Na escola Elói Cardoso são atendidos mais de 300 estudantes entre crianças das séries iniciais e adultos do curso de Educação de Jovens e Adultos, do Ensino Fundamental.


Durante discurso proferido na cerimônia de inauguração da escola Elói Cardoso, o Prefeito Adamor Aires destacou as dificuldades que tem encontrado para realizar obras no município por conta da queda vertiginosa nos repasses de recursos federais. Porém, mesmo com todas as limitações financeiras Adamor Aires tem mantido desde o início do governo um intenso cronograma de inaugurações - construções, reformas e ampliações - em todo o município, um canteiro de obras a céu aberto. No mesmo discurso o Prefeito Anunciou que mais reformas de prédios escolares irão iniciar nos próximos meses: além da escola Odilon Camurça, no Km 18, cujas obras já estão em andamento, estão previstas e devem começar ainda no primeiro semestre a revitalização das escolas das comunidades do Pau de Remo, Pedros & Pereiras e Bela Vista, entre outras.

Como parte do pacote de boas novas anunciado pelo Prefeito Adamor, estão inclusas a construção de uma USF [Unidade de Saúde da Família] no bairro do Km 48, a reforma do prédio da escola Florentina Damasceno - cujo edital de licitação já foi lançado no Diário Oficial do Estado e a chamada pública do pregão será realizada amanhã, terça-feira [24], em Belém - e a construção de uma escola estadual com 12 sala de aula equipada com laboratórios de informática e de ciências, biblioteca, espaço de recreação e refeitório, em parceria com o estado. Inclusive, os recursos para a construção da nova escola estadual de Santa Luzia estão previstos no orçamento do estado para 2015 e o terreno de dez mil metros quadrados já está devidamente licenciado com toda documentação entregue nas mãos do secretário estadual de Educação, Helenilson Pontes.

Acéfala e desinformada, porém com sangue nos olhos a oposição raivosa tem disseminado um turbilhão de mentiras a respeito de algumas construções, cujas obras foram interrompidas, na tentativa de denegrir a imagem do Prefeito Adamor Aires diante da opinião pública e de quebra desestabilizar o governo. Aproveitando a desinformação do povo, a oposição age de má fé ao afirmar que as referidas obras - quatro Unidades de Saúde da Família, duas creches, Academia de Saúde e a escola rural da comunidade do Jacarequara - estão paradas por conta de irresponsabilidade da administração municipal. Mal ela sabe, e o pior é que realmente sabe, porque o Prefeito Adamor Aires já explicou mais de uma vez, inclusive, no mês passado quando esteve na Câmara Municipal prestigiando a abertura do ano legislativo, os motivos da paralisação das obras acima citadas.

Até o mais desinformado dos cidadãos, menos os integrantes da bancada do ódio na câmara, sabe que a paralisação das obras se deram por que as empresas vencedoras das licitações não entregaram o que prometeram e a prefeitura por segurança encerrou os contratos e dispensou as empreiteiras preservando assim os recursos de todos os convênios. A oposição mente descaradamente quando afirma que não tem conhecimento do paradeiro do dinheiro, por que o Prefeito Adamor fez questão de disponibilizar para os vereadores presentes na sessão de abertura do ano legislativo todos os extratos bancários mostrando que os valores estão na conta do município e serão integralmente utilizados nas mesmas obras quando novas licitações, que serão realizadas nos próximos dias após respeitados todos os trâmites legais das leis que regem os certames licitatórios escolherem as novas empresas que darão continuidade aos serviços por ora parados.

A grande final do Campeonato Luziense de Futebol de Campo acontecerá no dia 12 de abril, às 14 hs no Estádio Municipal entre as equipes do Muruteua e do Broca: trata-se de uma final inédita decidida entre dois times do interior do município. A democratização do campeonato, com as partidas da primeira fase disputadas por região de influência dos participantes permitindo o acesso de todas as equipes de fora da sede do município fez surgir as novas forças do futebol capazes de quebrar a hegemonia dos tradicionais times da cidade acostumados a levar o títulos todas as temporadas. A Sectuj [Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude] - através das diretorias de Esporte e de Cultura - está preparando uma grande programação com direito a locutor oficial, trio de arbitragem da Federação Paraense de Futebol e sorteio de brindes para as torcidas.



Os cavaleiros do Apocalipse que apostavam todas as fichas em uma relação tensa entre o Prefeito Adamor Aires e o Presidente da Câmara, vereador Orley Soares, quebraram a cara. O clima de harmonia e parceria entre os chefes dos dois principais poderes do município impera, como faz questão de destacar o próprio parlamentar em todas as ocasiões que participa de cerimônias oficiais ao lado do prefeito. "- Não é submissão do legislativo ao executivo, mas uma parceria em prol do município" disse o vereador Orley na manhã de hoje durante discurso proferido na inauguração da nova escola Elói Cardoso. Vale destacar que há muito tempo Santa Luzia não respirava ares políticos tão tranquilos quanto agora, nem mesmo na época em que os petistas davam as cartas na câmara e na prefeitura e viviam se engalfinhando.

A Arcon [Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos] está percorrendo os municípios do interior do estado afim de esclarecer as principais dúvidas sobre a atividade de táxis lotação, modalidade de transporte intermunicipal de passageiros no Pará, operada por carros pequenos do tipo automóvel, o principal meio de transporte entre Santa Luzia e Capanema. Entre outras condições para a habilitação ao sistema, a Arcon estabelece que: as prefeituras liberem as placas vermelhas, mas a concessão é do Estado; cada operador só poderá ter uma concessão; qualquer pessoa poderá se habilitar sem depender de sindicato ou associação; os carros terão que ter no máximo cinco anos de uso; quem já tem táxi pode desvincular do município e optar pela concessão do Estado, mas se desistir, volta a ser particular.

A construção do Hospital Municipal de Santa Luzia está a todo vapor e as perspectivas do Prefeito Adamor Aires são as melhores possíveis. De acordo com o próprio chefe do executivo municipal, a conclusão das obras deverão ocorrer no final do ano com inauguração prevista ainda para o mês de dezembro. Na semana passada, após vistoria realizada por uma equipe de acompanhamento do Tribunal de Contas dos Municípios o Governo do Estado liberou a terceira parcela do convênio para que os serviços continuem sem prejuízos ao cronograma de entrega. Com recursos na ordem de R$ 1 milhão em caixa, garantidos através de uma emenda parlamentar de autoria do deputado federal Josué Bengtson, para compra de equipamentos hospitalares o Prefeito Adamor pretende o quanto antes entregar a população este grande sonho perseguido há muito tempo, pondo fim a velha problemática de dependência dos hospitais de Capanema, Castanhal e Belém.

Também na semana passada o Governador Simão Jatene liberou para o município de Santa Luzia a terceira e última parcela de mais de R$ 100 mil referente ao convênio para a construção da Feira de Alimentação Coberta, cujas obras estão na reta final. O prédio conta com 16 boxes de 18 metros quadrados cada, três banheiros e espaço para a movimentação do público entre os pontos comerciais que serão ali instalados após a remoção da área intitulada "currutela" do centro da cidade e o remanejamento dos proprietários de bares, pontos de venda de comidas e afins que atuam há anos no local sem nenhum ônus ou prejuízo.

Na semana passada correu, como rastilho de pólvora, entre os moradores de Capanema e região o boato de que o Pronto Socorro Municipal da cidade fechará suas portas para atendimentos noturnos. Se procedente tal informação, a saúde pública no município e nas cidades vizinhas, incluindo Santa Luzia, entrará em colapso, já que os dois maiores hospitais de Capanema, São Joaquim e das Clínicas, continuam fechados há mais de ano, com 150 leitos cada, sem previsão de reabertura.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.