A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Brado Retumbante
Depois de anos no esquecimento o desfile cívico de 07 de setembro voltou com tudo e graças ao empenho do Prefeito Adamor Aires e do secretário de Educação, Robson Federal, grandes mentores e entusiastas da ideia que deu tão certo que na última segunda-feira levou milhares de pessoas para a Praça de Eventos Lucas Cavalcante. Esquecida desde o início dos anos anos 90's a parada escolar é mais um compromisso de campanha assumido pelo então candidato Adamor que está sendo cumprido e com enorme aceitação popular, diga-se de passagem. O desfile escolar em Santa Luzia é uma grande novidade para a atual "juventude 2.0", mas por outro lado, é uma doce lembrança na memória da "geração Coca-cola" - os atuais quarentões que viveram de perto a decadência dos anos de chumbo da Ditadura e o florescimento da jovem democracia brasileira - que participou e assistiu aos grandes desfiles das décadas de 70 e 80 marcados pela pompa e cheios de simbolismos.


Km 18
A propósito, o Prefeito Adamor Aires esteve na comunidade do Km 18 na última sexta-faira, 05, prestigiando o desfile escolar da escola Odilon Camurça, uma das maiores e mais antigas do município que está completando 40 de funcionamento em 2015 e que atualmente está passando por obras de reforma e ampliação. A parada escolar da comunidade do Km 18 é uma das poucas que resistiu ao tempo e nunca foi interrompida, mesmo durante os anos em que o desfile deixou de fazer parte das comemorações da Semana da Pátria na sede do município nos últimos 20 anos. Na comitiva do Prefeito Adamor Aires estavam a primeira-dama Irene Sousa e os secretários Maria Raimunda Nogueira [Assistência Social], Robson Federal [Educação] e Antônio Joaquim, titular da pasta de Agricultura e liderança política residente no Km 18.




Um pouco de história
A escola Odilon Camurça foi inaugurada no dia 22 de novembro de 1975 pelo então prefeito de Ourém - à qual Santa Luzia fazia parte na época - Antenor Fonseca de Oliveira, o popular Bararu, tio do Prefeito Adamor Aires, com apenas duas salas de aula. Porém a história da Odilon Camurça remonta da época em que a primeira professora da localidade, Rosa Beatriz Vieira, iniciou os trabalhos de docência na sua própria residência, uma casa simples de pau a pique que disponibilizava apenas de um quadro negro e muita dedicação da professora sob o nome de Escola Isolada Mista. A nova escola, de alvenaria, construída pelo prefeito Antenor Bararu, recebeu o nome de Odilon Camurça em homenagem ao esposo da professora Rosa Beatriz. Atualmente a escola Odilon Camurça, graças aos muitos esforços do Prefeito Adamor Aires, está passando por uma grande obra de reforma e ampliação, já que a última reforma da referida escola aconteceu há mais de 20 anos, ainda no governo Juracy Araújo, o primeiro prefeito de Santa Luzia.

Odilon Camurça
As obras de reforma e ampliação que estão sendo feitas na escola Odilon Camurça pelo Prefeito Adamor Aires, apesar da pouca disponibilidade financeira e das muitas dificuldades, incluem 04 novas salas de aula, um refeitório e uma ampla quadra para a prática esportiva ao custo de R$ 404.486,27, com recursos próprios da Prefeitura. Quando assumiu o Governo em 2013, o Prefeito Adamor encontrou o sistema educacional do município completamente sucateado, um verdadeiro caos, por conta do descontrole e da irresponsabilidade dos mais de 07 anos de mandatos do PT de Louro, Gedson & Cia, que desviaram milhões de reais dos cofres públicos. Recursos que deveriam ter sido aplicados em reformas de escolas e construções de quadras poliesportivas cobertas na sede e no interior do município, simplesmente sumiram em licitações fraudulentas e desvios criminosos legando ao Prefeito Adamor dezenas de obras abandonadas e construções fantasmas que só constavam no papel.


Adeus
No último sábado, 04, faleceu de infarto aos 90 anos o ex-governador do estado Alacid Nunes que comandou o Pará por duas ocasiões durante a Ditadura Militar, além de ter sido prefeito de Belém e deputado federal em dois mandatos. Tenente-coronel do Exército, Alacid era dono de um currículo militar brilhante e foi um dos governadores mais populares que o povo paraense já conheceu. Homem de caráter, sisudo mas de uma humildade sem precedentes Alacid colecionou grandes amigos no interior do estado, especialmente no nordeste paraense, onde protagonizou muitas histórias contadas por aqueles que o conheceram de muito perto, a exemplo do senhor Raimundo Doca [in memoriam] - pai do saudoso ex-vice-prefeito Cecéu - que residia na comunidade do Pitoró e exerceu vários mandatos de vereador pelo município de Bragança. Liderança política de muito prestígio na região bragantina, Raimundo Doca, era amigo pessoal do então governador Alacid que com muita frequência o brindava com visitas à sua residência no Pitoró.

Em queda livre
A deterioração da popularidade da presidente petista Dilma Rousseff, que há tempos patina em ridículos 7%, deverá sofrer mais um arranhão em breve, garantem setores da grande mídia e agentes políticos, por conta do aumento no preço do gás de cozinha que pegou de surpresa os brasileiros na semana passada. Tal análise se justifica por que a elevação nos custos de um dos itens indispensáveis na cozinha de qualquer cidadão atinge em cheio o trabalhador de baixa renda, especialmente os beneficiários de programas sociais do governo federal, eleitores em potencial do lulopetismo, que foram enganados pela propaganda mentirosa do PT nas eleições do ano passado, que agora se irritam cada vez mais a cada barbeiragem cometida pela política econômica de dona Dilma, única responsável pela grave crise que assola o país.

É tempo de Círio
No próximo domingo, 13, segundo domingo de setembro, portanto, Santa Luzia irá celebrar a nona edição do jovem Círio de Nossa Senhora de Nazaré - implantado no município em 2006 pelo então pároco João Ribeiro - que vem sendo conduzido com muita competência pelo sempre atento Pe. Elias. O Círio de Santa Luzia já faz parte do calendário católico da Cúria Diocesana de Bragança e espera-se para este domingo milhares de pessoas, entre nativos e visitantes, na grande romaria que tomará conta das ruas da cidade durante toda a manhã.



VI Festa das Equipes
Acontecerá no próximo dia 19 uma das festas mais aguardadas do ano pelos luzienses: trata-se da Festa das Equipes, com a mega aparelhagem Super Pop, agora Super Pop Live, que chega à sua sexta edição. São esperados milhares de pessoas de Santa Luzia e cidades vizinhas que não perdem uma badalação.


O tempo passa, o tempo voa...
...E o tal Zequinha do Zé Gurí continua numa boa sem que as autoridades dêem uma resposta à sociedade, que clama por justiça, no caso do assassinato frio e covarde da técnica de enfermagem Marilene Alexandrino ocorrido no mês passado. Pau mandado da ex-vereadora Lucia Machado, vale lembrar que esse elemento foi escalado pelo consórcio PMDB/PT, que perdeu as eleições para o Prefeito Adamor, para armar uma farsa e acusar Adamor de suposta compra de voto com o escuso objetivo de tomar na marra o mandato do Prefeito, conquistado fragorosamente nas urnas. Porém, como a mentira nunca prevalece a justiça desmontou a farsa condenando tanto a chapa derrotada quanto o criminoso às penas previstas na lei assim como o pagamento de pesada multa e as custas processuais. Portanto, além assassino frio e foragido esse nacional também é condenado pela justiça por mentir em juízo em conluio com certos políticos que sonham em um dia colocar a mão grande nos cofres da Prefeitura. Muito cuidado...

É a crise
O feriadão de 07 de setembro foi um pouco diferente de outros anteriores em Santa Luzia, quando os endinheirados da City procuravam a badalação das praias do Nordeste ou Salinas para se esbaldar com os amigos e a família. A solução diante da crise que assola o país foi bem caseira e os locais mais procurados foram os balneários, clubes e áreas de lazer em hotéis no próprio município.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.