A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Vereador Naldo Tembé, de Santa Luzia, participa de encontro com o Governador Simão Jatene para discutir políticas públicas para os povos indígenas

Na última sexta-feira, 11, o vereador luziense e indígena, Naldo Tembé, cacique da aldeia Tembé na reserva Alto Rio Guamá que pertence ao município de Santa Luzia, participou de encontro com o Governador Simão Jatene juntamente com outras lideranças indígenas do Pará para discutir a implantação de novas políticas públicas para a população indígena do estado.

Confira abaixo a matéria completa - contendo vídeo com a entrevista do vereador Naldo Tembé e de Puyra Tembé, ambos de Santa Luzia, e fotos do encontro - publicada pela Agência Pará de Notícias do Governo do Estado.



Durante um encontro com representantes de dez etnias indígenas de diferentes municípios do Estado, na manhã desta sexta-feira [11], o governador Simão Jatene reforçou o compromisso com o diálogo para a implantação de novas políticas públicas para os povos indígenas, sobretudo, nas áreas da Educação, Saúde e Habitação. Entre as propostas do governo, está a criação de um projeto piloto dentro das aldeias, com a construção de casas, proporcionadas pelo Cheque Moradia.


Adelina Braglia, coordenadora do Núcleo de Apoio aos Povos Indígenas, Comunidades Negras e Remanescentes de Quilombo, criado no início deste ano, informou que a ideia é dar início ao projeto com os Tembés. Para isto, a Companhia de Habitação do Pará [COHAB], que coordena o programa Cheque Moradia, realizará uma reunião com as lideranças da área ocupada pelo povo indígena, para verificar a possibilidade de implantação do projeto.

Outra proposta que também será aperfeiçoada diz respeito à formação de professores indígenas no nível médio. Além disso, ano que vem está previsto o I Encontro entre pajés e parteiras na capital paraense. “Este foi o primeiro governador que nos atendeu fora das datas comemorativas. Estamos satisfeitos com os avanços depois dessa série de encontros que vêm acontecendo” comemorou Puyra Tempé, uma das lideranças do grupo indígena de Santa Luzia do Pará.

Diálogo - Em menos de um ano, essa foi a terceira vez que o governador recebeu as lideranças. Na primeira, que foi realizada em setembro do ano passado, foram apresentadas algumas questões de interesse comum entre as etnias. “Nós, povos indígenas, preocupados com algumas questões que envolvem políticas públicas, por isso criamos um grupo de trabalho para tentarmos soluções junto ao governo”, explicou Luis Xipaya, da tribo dos Xipaya.

Na quinta-feira [10], em reunião entre as lideranças e técnicos do governo, algumas propostas já haviam sido apresentadas ao grupo indígena. Segundo Adelina Braglia, todos os projetos que vêm sendo discutidos ao longo dos encontros visam atender aos anseios do segmento. Hoje, com a presença do governador Simão Jatene, houve a formalização do compromisso de aperfeiçoar esse diálogo com as lideranças.

Secretaria de Estado de Comunicação

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.