A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Queda nos repasses de recursos para Santa Luzia ultrapassa os 40% desde o início do ano

As dificuldades pelas quais os municípios estão passando, especialmente os de pequeno porte, a exemplo de Santa Luzia, em consequência da crise econômica instalada no país pelo governo da petista Dilma Rousseff que afundou o Brasil em uma recessão tenebrosa são imensuráveis e extremamente danosas à população que sofre as consequência e sempre "paga o pato" sozinha, como está ocorrendo.

Mesmo vendo as manchetes dos principais veículos de comunicação do país noticiando diariamente que os municípios estão de pires na mão sem dinheiro nem para arcar com os serviços mais básicos como saúde, educação e limpeza pública, a oposição raivosa de Santa Luzia e, especialmente, os esquerdopatas de DNA petista espalham a falsa verdade de que o município estaria abandonado. Pura balela, de opositor mentiroso. Ora Santa Luzia nunca esteve tão bem quanto agora, mesmo com o Prefeito Adamor enfrentando essa crise draconicana que suga os minguados recursos do município, tudo está funcionando direitinho: pagamento rigorosamente em dia, dezenas de obras concluídas e outras tantas sendo tocadas a todo vapor, limpeza das ruas sendo feitas na cidade e no interior, iluminação pública e investimentos em diversos segmentos de infraestrutura e sociais, tão caros à população.

Para provar aquilo que o Prefeito diz sempre em seus discursos e divulga nas redes sociais - que o município padece por causa da escassez de recursos - o blog fez um levantamento, mês a mês, desde o início do ano quando foi deflagrada a crise, para mostrar a diminuição gradativa da principal fonte de receita do município, o FPM [Fundo de Participação dos Municípios], cujos recursos são destinados à complementação da folha de pagamento e investimentos em obras, serviços, manutenção da infraestrutura e outras obrigações. Mas aí vêm as mulas de plantão argumentar quanto os recursos do Fundeb, FNS e de convênios.

Pois bem, vamos lá: os recursos destinados à Saúde, Educação e de convênios, são verbas carimbadas, ou seja têm um destino certo e não podem ser desviadas da sua real finalidade, sob o risco do gestor, no caso o Prefeito, ser punido e sofrer sansões impostas por lei sob o simples fato de está cometendo o crime de irresponsabilidade fiscal que entre outras coisas pode custar-lhe até mesmo o cargo. Portanto, repetindo mais uma vez, o FPM é a principal fonte de recursos que o município tem disponível para uma infinidade de compromissos que vão de uma simples troca de lâmpada nas ruas até a manutenção de estradas e reformas de escolas.

Voltando ao principal objetivo desse pôster, vejam na imagem abaixo os repasses do FPM mensalmente onde pode ser verificada a queda acentuada dos montantes, que agora em setembro chegou a, pasmem, 40%. A partir daí pode-se ver o drama pelo qual o Prefeito está passando, ter que administrar com tão pouco dinheiro diante de tantos compromissos.

Nota: No mês de maio, a parcela ultrapassou a cifra do milhão por conta de uma parcela atrasada do ano passado que foi incluída. O restante dos meses seguiu o fluxo normal.

Clique na imagem para vê-la em tamanho ampliado

Um comentário:

Anônimo disse...

pagamento em dias so do fundeb 60, o resto ta atrazado,como luguel de casas, carros,fornecedores,muitos funcionarios, o fredson, o cleiton,e muitos outros,e teu prefeito gabiru.

Tecnologia do Blogger.