A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

São Francisco
O final de semana foi dedicado a São Francisco de Assis, o protetor dos pobres e dos animais, em Santa Luzia, por causa das homenagens ao santo padroeiro do bairro do Km 46 e da comunidade do Pitoró, onde aconteceu a tradicional festividade, o antigo arraial, com décadas de tradição, na noite de sábado e no domingo, dia 04, a celebração da missa e procissão pelas ruas da comunidade, já no bairro do Km 46, além da festividade com noitários que aconteceu durante uma semana foi realizada a romaria para a comunidade do Km 42, às margens da BR 316, da qual São Francisco também é padroeiro. A caminhada de São Francisco para o Km 42 é uma das grandes manifestações católicas de Santa Luzia reunindo centenas de pessoas que caminham, muitas delas descalças ou usando os trajes do santo, pagando promessas por graças alcançadas, e atrai devotos do interior do município e até de cidades vizinhas.

Círio
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré - a maior festa católica do mundo que reúne mais de 2 milhões de pessoas em Belém, no segundo domingo de outubro há exatos 223 anos - também conhecido como o "Natal dos Paraenses" será no próximo domingo, dia 11. Durante essa semana que antecede a grande romaria a movimentação na Br-316, o principal acesso a capital paraense, é intensa: são milhares de romeiros chegando de carros, ônibus, bicicletas e a pés. De Santa Luzia, pelo terceiro ano consecutivo, um grupo de romeiros liderado pelo popular Joãozinho Rafael, caminha durante uma semana até Belém para homenagear a padroeira dos paraenses durante o Círio. A propósito, turma do Joãozinho Rafael já botou o pé na estrada e está a caminho da "Meca da Amazônia" desde a sexta-feira passada, 02.



Conselho Tutelar
O domingo em Santa Luzia foi bastante movimentado por conta da eleição unificada para a escolha dos novos conselheiros tutelares e serviu de prévia para a eleição municipal do ano que vem. Como era de se esperar, uma simples escolha de membros do Conselho Tutelar não poderia passar despercebida, sem ter uma pitada de política partidária para apimentar o ambiente. Sem qualquer interferência do Poder Público Municipal, as campanhas dos candidatos a conselheiro transcorreram em um ambiente salutar mas com claras evidências de preferências políticas, e nesse contexto, pela soberana vontade popular, os candidatos exitosos nas urnas foram exatamente os que têm vínculo explícito com o atual Governo - Ivaldo Costa, Maurivan Camilo e Dheybson Lucas - que receberam sozinhos mais de 40% dos votos válidos, revelando a preferência do eleitorado pelas pessoas ligadas ao Grupo Político do Prefeito Adamor Aires.

Campeão de votos
Ivaldo Costa, que já exerceu dois mandatos consecutivos, retorna ao Conselho Tutelar consagrado como o campeão de votos, ao receber a maior votação da história das eleições para conselheiros tutelares: foram nada menos que 416 votos, o que corresponde a 13,21% do percentual válido. Por trás da vitória consagradora de Ivaldo Costa está o seu maior cabo eleitoral, o ex-prefeito Nato Costa, que ao contrário do que falaram algumas pessoas mostrou que ainda tem muito prestígio e deu ao seu sobrinho uma votação digna de um vereador bem votado em Santa Luzia. Nato, foi o maior entusiasta da campanha de Ivaldo desde o início fazendo o trabalho formiguinha: incansável, foi para o corpo a corpo e calou aqueles que diziam que ele estava morto politicamente, pelo contrário, Nato está mais vivo do que nunca dentro da política luziense.

Felipão no time
Na semana passada - após receber a desfiliação do seu antigo ninho político, o terrível e abominável PT - o ex-secretário de Obras do município, Felipão, assinou imediatamente sua ficha de filiação ao PR, legenda comandada pelo Presidente da Câmara, vereador Orley Soares, que juntamente com o Prefeito Adamor, abonaram a ficha de Felipão que deverá concorrer a uma vaga na Câmara Municipal na eleição de 2016. A propósito, outras lideranças do finado PT luziense se mostraram dispostas a deixar no passado a velha rivalidade e seguir o mesmo caminho do ex-secretário: aderir ao grupo político do Prefeito Adamor. De acordo com informações de bastidores, algumas dessas lideranças já emitiram sinais ao Prefeito Adamor que está disposto a conversar com todos aqueles que nesse momento querem contribuir com o Governo.



Hospital Municipal
Na semana passada o Prefeito Adamor Aires, acompanhado do Vice-prefeito Robson Federal, seu fiel escudeiro, fez uma visita técnica às obras de construção do Hospital Municipal, que a propósito estão em estado bastante avançado e serão concluídas em breve. A unidade hospitalar de Santa Luzia será de baixa complexidade, com 30 leitos distribuídos em três blocos e contará com atendimento ambulatorial e de urgência e emergência, colocando fim a anos de espera do povo luziense que por décadas sofreu com a ausência de atendimento médico no município sendo obrigado a se deslocar para Capanema e outras cidades vizinhas. Portanto, o Hospital Municipal é mais um compromisso de campanha do Prefeito Adamor que está sendo cumprido e em pouco tempo será entregue ao povo luziense.



Filiações
Após a sanção da mini-reforma política pela presidente Dilma na semana passada, o prazo para filiações e troca de partidos para aqueles que pretendem disputar a eleição do ano que vem foi adiado para março de 2016, seis meses antes do pleito como reza agora a novíssima legislação eleitoral. Mesmo assim, muitos dos candidatos a vereador que pretendem compor com o grupo do Prefeito Adamor já estão se antecipando e assinando suas fichas de filiações em partidos integrantes da base de sustentação do Governo. Só na semana passada, vários pretensos candidatos tiveram suas fichas abonadas pelo Prefeito e presidentes de partidos.

Fakes
Na semana passada o Prefeito Adamor e seu primo, o ex-vereador e empresário do setor hoteleiro, Tião Oliveira, foram vítimas de um crime bastante comum no meio virtual, mas que é passível de punição com penas rigorosas de acordo com as novas medidas adotadas pelo Código Penal Brasileiro. Ambos, tiveram suas informações pessoais copiadas em perfis falsos, os populares "fakes" em legítimo linguajar cibernético, que se fez passar por eles, inclusive adicionando amigos e compartilhando publicações, o que configura entre outras coisas o crime de falsidade ideológica, logo para começo de conversa. Ao tomarem conhecimento do caso, a DPRCT [Delegacia de Proteção e Repressão a Crimes Tecnológicos] e a Polícia Federal foram acionadas imediatamente e abriram investigação para descobrir e punir os criminosos. Pessoas que cometem crimes virtuais pensando que estão protegidas pelo anonimato esquecem que ao transitarem pelo mundo virtual deixam rastros fáceis de serem seguidos pela polícia e pela tecnologia.


Gasolina
As maldades da petista Dilma Rousseff contra os brasileiros parece não ter fim. Não satisfeita em obrigar o povo a pagar uma conta bilionária fruto da sua própria incompetência e dos assaltos dos cofres público praticados por integrantes do seu partido, a presidente-fantoche massacra os trabalhadores com um tarifaço draconiano sem fim. Na semana passada aumentou o preço dos combustíveis nas refinarias obrigando os donos de postos a repassarem o reajuste para o consumidor o que elevou o preço do litro da gasolina às nuvens, próximo dos R$ 4, após um aumento médio de dezessete centavos nas bombas, e nem bem a semana começou o governo já anunciou um novo aumento na tarifa da energia elétrica, que somente este ano já sofreu acréscimo de mais de 50%, para os próximos dias. Salve-se quem puder...

É Círio outra vez...
Faltam apenas 05 dias para o "Natal dos Paraenses" e durante toda essa semana todos os caminhos levam à Nossa Senhora de Nazaré. É chegado o tempo do mar de gente tomar conta das ruas de Belém, já é possível sentir o cheiro da maniçoba e do pato no tucupi na capital paraense... Uma boa semana a todos e Feliz Círio...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.