A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Estado segue trabalhando para entregar Hospital dos Caetés, em Capanema

Atendendo a pedidos da comunidade da região dos Caetés, o Governo do Pará segue trabalhando para readaptar o Hospital Regional, em Capanema, para o atendimento de especialidades deixadas de fora do projeto da gestão passada, que entregou o local inacabado para a população, no final de 2018.

Segundo o secretário de Estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, a população solicitou – e o governador Helder Barbalho atendeu – que, em vez de materno-infantil, o hospital tenha um perfil mais voltado para traumatologia e cirurgia geral. “Isso, devido às necessidades da região, já que lá em Capanema já há uma UPA e o hospital viria para dar um suporte aos casos mais específicos”, detalhou.

Ainda de acordo com o titular da Sespa, as obras físicas do hospital já estão praticamente concluídas, mas será necessária a aquisição de novos equipamentos – um arco cirúrgico e aparelhos de UTI adulta – para que a casa de saúde possa ser de fato entregue à população, o que deve levar mais alguns dias.

Originalmente, o hospital havia sido pensado para atender cirurgia geral e traumatologia. Em algum momento, que não sabemos exatamente qual, mudaram o perfil para materno-infantil, que já tem oferta grande na região. Então, a comunidade se uniu e reivindicou ao governo que o hospital voltasse ao perfil originalmente concebido, pois muitos dos casos de traumatologia e cirurgia hoje precisam ser levados para Belém. Então, a decisão que tomamos foi de atender o que a comunidade quer”, ressaltou.

Compromisso – No último dia 9 de março, o governador Helder Barbalho esteve em Capanema para a entrega da légua patrimonial do município, para fins de regularização fundiária, e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com a conclusão das obras e o início do funcionamento do Hospital dos Caetés, da maneira como a população deseja, no mais curto espaço de tempo possível.

Alcance – O Hospital dos Caetés deverá atender pelo menos 17 municípios próximos a Capanema. Ele conta com 5.451,10 m² e 4.142 m² de área construída. Os investimentos do tesouro estadual chegam a R$ 37 milhões.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.