A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

XI Conferência Municipal de Saúde de Santa Luzia do Pará

A XI Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, foi realizada na última sexta-feira, 12, na sede do Sintepp - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará. Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde Como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.

Realizada a cada quatro anos a conferência reúne profissionais da saúde, gestores municipais e representantes de vários segmentos sociais, propiciando espaço para uma ampla discussão e representação da sociedade consolidando a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de públicas sustentadas pela participação popular.

O evento municipal tem como objetivo preparar propostas que serão enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como eleger os delegados que representarão Santa Luzia do Pará. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde [8ª + 8], que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.

A XI CMS foi precedida de pré-conferências realizadas nos territórios de cada Gerência Distrital de Saúde - GDS, do município, garantindo e fomentando a participação da população.

O SUS, apesar da sua curta existência de 30 anos, é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, sendo um exemplo de inclusão e transformação. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS nasceu da reforma sanitária e dos movimentos populares, sendo criado em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 200 milhões de brasileiros.


Fotos: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.