A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


O assunto da semana
A semana começou movimentada em Santa Luzia do Pará com os bastidores políticos em clima incendiário por conta de uma notícia que havia tempos estava sendo ventilada, mas poucos acreditavam que seria concretizada. A adesão do ex-prefeito Nato Costa ao governo Edno Alves. Após semanas de conversas e acertos de estratégias conduzidos pelo vereador Orley Soares, principal articulador político do prefeito Edno, o ex-prefeito bateu o martelo. Pelo acordo a ex-vice-prefeita e ex-primeira-dama Maria Raimunda assumirá a Secretaria de Assistência Social tendo como assessora especial a ex-vereadora Olinda Lucena que comandou a Semas até o início deste ano.

Comentários
Após o "vazamento" da notícia o ex-prefeito entrou na mira dos "especialistas" em política e virou o principal assunto em grupos de WhatsApp com uma enxurrada de comentários, a maioria em forma de áudios, que viralizaram e se espalharam rapidamente como rastilho de pólvora. A partir de então Nato Costa se tornou alvo da fúria dos apoiadores do ex-prefeito Adamor Aires que o acusam de traidor e de fazer política em troca de benefícios pessoais. Ora, vale ressaltar que a politica é dinâmica e muda conforme o "sabor dos ventos". E mais, o ex-prefeito Nato já esteve ao lado de todos os prefeitos luzienses, desde o saudoso Juracy Araújo, e tem autonomia para apoiar quem bem entender e lhe convenha independentemente da chancela de quem quer que seja. Portanto os comentários, a maioria nada edificantes e acintosos contra a sua honra e a dignidade de sua família são totalmente desnecessários e não se coadunam com a personalidade e com a conduta do ex-prefeito.

É Círio outra vez
No próximo domingo [08] a Paróquia de Santa Luzia estará celebrando o décimo terceiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Como sempre será um linda festa com programação que inclui as novenas na Igreja-Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, noitários no largo da igreja e a grande romaria no domingo. Também no domingo, durante o encerramento da festividade, acontece o tradicional almoço na Barraca da Santa com o sorteio do bingo que arrecada fundos para a conclusão das obras de construção do santuário no bairro Boa esperança.

Semana da Pátria
A prefeitura de Santa Luzia do Pará - através das secretarias de Cultura, Assistência Social e Saúde e do Cras - preparou um vasta programação em alusão às comemorações cívicas da Semana da Pátria que inclui diversas atividades esportivas como maratona, corrida de bicicleta, torneios de futebol e voleibol e o desfile escolar do Dia da Raça, na quinta-feira [05], ponto alto das comemorações. Serão dois dias de intensa programação que encerrará na sexta-feira [06] com uma grande ação de saúde paralela às competições esportivas.

PT
No próximo domingo, dia 08, o PT [Partido dos Trabalhadores] realiza em todo o território nacional o PED [Processo de Eleições Diretas] para a escolha dos novos dirigentes municipais da legenda. Em Santa Luzia do Pará, onde o PT existe de 1988, a atual presidente do diretório, a vice-prefeita Lúcia Machado, concorre a mais um mandato em chapa única e deverá ser reconduzida sem nenhuma surpresa, para mais 03 anos á frente da executiva. A eleição de domingo também, escolherá em votação direta pelos filiados, os delegados que irão representar os municípios nas etapas estadual e nacional do VII Congresso do PT, que acontecerão nos dias 19 e 20 de outubro e 22, 23 e 24 de novembro, respectivamente. Em novembro durante a etapa nacional do VII Congresso acontecerá também a eleição do presidente nacional do partido, que deverá reeleger a atual presidente, a deputada federal paranaense Gleise Hoffmann, com as bênçãos de Lula.

Em Cachoeira do Piriá
O PED também movimenta o cenário político em Cachoeira do Piriá. Na semana passada membros da executiva municipal e filiados se reuniram para discutir a eleição do próximo domingo e ficou acertado que o atual presidente do PT no município, o ex-vereador Toinho do Josué, será candidato em chapa única. Na ocasião também ficou decidido o apoio ao deputado federal Beto Faro que concorre à direção estadual da legenda.

Racha
Em Santa Luzia apesar do consenso em torno do nome da vice-prefeita Lúcia Machado há um racha quando se trata dos nomes para as executivas estadual e nacional. Enquanto a corrente interna ligada à Lúcia Machado apoia os candidatos do ex-presidente Lula, para o diretório estadual, o deputado federal Beto Faro, e a deputada paranaense Gleise Hoffmann, para a executiva nacional, outra tendência ligada ao vereador Marcos do Broca declarou apoio ao ex-deputado estadual Nonato Guimarães para o diretório estadual e Valter Pomar, intelectual paulista de esquerda, filiado ao PT desde os anos 80, para a presidência da executiva nacional.

Filiação
Na próxima sexta-feira [06], às 18 h, o jovem contador Leandro Lima recebe o ex-senador Mário Couto para um ato político em Santa Luzia do Pará. Na ocasião o líder do Movimento Santa Luzia Livre assinará ficha de filiação ao PRTB [Partido Renovador Trabalhista Brasileiro] e assume a direção da comissão provisória da legenda no município ao lado de uma leva de amigos e apoiadores. Candidato à prefeitura na eleição do ano que vem tendo como companheiro de chapa o igualmente jovem e empresário Léo Pereira, Leandro Lima dá o pontapé inicial na sua trajetória política tendo como inspiração o seu pai, o ex-vereador Lucas Cavalcante [in memoriam], eleito em 1996 com a maior votação do pleito daquele ano.

Festa das Equipes
No próximo dia 14 acontece mais uma edição da tradicional Festa das Equipes. A novidade deste ano, a décima edição de um dos eventos mais tradicionais de Santa Luzia do Pará, é que a festa não terá a aparelhagem Super Pop como atração e nem a produtora JG Eventos no comando. O Mega Robsom, uma das maiores aparelhagens da capital do estado, será a atração deste ano o que deverá manter o padrão de qualidade da festa que como todos os anos atrai uma grande multidão de Santa Luzia e municípios vizinhos como Cachoeira do Piriá e Capanema. Promete...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.