A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

MPF pede operação urgente para evitar ataques de madeireiros a povo indígena Tembé Tenetehara da reserva Alto Rio Guamá em Santa Luzia do Pará e mais três municípios

O MPF - Ministério Público Federal, pediu à Polícia Federal e ao comando do Exército em Belém para que seja feita uma operação urgente para evitar ataques de madeireiros contra indígenas do povo Tembé Tenetehara.

O grupo vive na Reserva Alto Rio Guamá, localizada no sudoeste do estado e faz parte dos municípios de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá, Garrafão do Norte e Paragominas. O clima na região já é tenso, desde que um grupo de madeireiros iniciou extração ilegal dentro dos limites da erra indígena, em Paragominas, no ano passado, quando cerca de 80 indígenas se reuniram para proteger a reserva. A Polícia Federal classificou como "delicada" a situação entre madeireiros e indígenas dentro dos limites da reserva.

O pedido também foi enviado à Funai - Fundação Nacional do Índio, e ao governador do Pará, Helder Barbalho.

Segundo o MPF, os Tembé Tenetehara, moradores de uma das terras indígenas mais antigas do país, enfrentam constantes invasões ilegais, principalmente de quadrilhas de madeireiros, e na última terça-feira [27], o povo indígena chegou a expulsar por contra própria os invasores, apreendendo equipamentos e maquinários usados no desmatamento ilegal.

A Polícia Federal, ainda de acordo com o MPF, abriu inquérito para apurar a extração ilegal de madeira na Terra Indígena Alto Rio Guamá. Uma operação para combater as quadrilhas na área foi realizada em maio, mas os invasores retornam, segundo a procuradoria.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.