A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Capanema comemora aniversário com a entrega do Hospital Regional dos Caetés

Um novo capítulo na história de Capanema começou a ser escrito nesta terça-feira, 05, data em que o município completou 109 anos de emancipação política. Foi na data comemorativa para a população que o governo do estado inaugurou o Hospital Regional dos Caetés "Jorge Netto Costa" - construído a parir da ampliação e adequação do antigo hospital São Joaquim, batizado com o nome do seu fundador e ex-prefeito - iniciando uma nova era no atendimento médico hospitalar dos capanemenses e da população de mais de 20 municípios da região. Estruturado com especialidade médica em traumatologia e cirurgia geral, o novo hospital se torna referência em assistência de média e alta complexidade, beneficiando a segunda região mais populosa do estado, perdendo apenas para a Região Metropolitana de Belém.

O ato contou com a presença do governador Helder Barbalho, do vice-governador Lúcio Vale, e dos secretários de estado de Saúde Pública, Alberto Beltrame, e de Desenvolvimento e Obras Públicas, Ruy Cabral.

Na ocasião, o governador explicou que a mudança de perfil exigiu a compra de mais equipamentos e obras de mudanças internas de adequação, já concluídas. Ele também ressaltou que o hospital, com essa referência, irá diminuir a demanda para a capital paraense. "Desde que tomei posse venho falando que o nosso governo não aceita obra parada. E, hoje, estamos honrando com isto. Estamos entregando um sonho de décadas da população dessa região. Que esse hospital sirva de retaguarda da UPA de Capanema e de outros municípios. Para que ninguém precise ser enviado de ambulância para Belém, e seja atendido aqui", ressaltou Helder Barbalho.

O chefe do poder executivo também assinou uma ordem de serviço para a execução da segunda etapa de obras na unidade, para ampliar o atendimento clínico-ambulatorial e instalar um setor de hemodiálise. "Hoje entregamos plenamente um hospital com 48 leitos, 30 normais e 10 de UTI, e já estamos reformulando internamente para acrescentar mais 10 leitos imediatamente. Mas queremos ainda chegar a 100 leitos", reiterou o governador.

O novo hospital beneficiará uma população superior a 480 mil habitantes, de 16 municípios paraenses: Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu, além de várias cidades do estado vizinho do Maranhão.

Também compareceram à solenidade de inauguração o presidente da Assembleia Legislativa do Pará, Daniel Santos, prefeitos da região e parlamentares, estaduais e federais, como os deputados Eduardo Costa e Jaques Neves, de Capanema.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.