A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Operação da Polícia Federal destrói 360 mil pés de maconha em 136 plantações no nordeste paraense e no Maranhão

A Polícia Federal divulgou na última sexta-feira [01] que apreendeu 360 mil pés de maconha localizadas em 136 plantações nas regiões do Nordeste do Pará e Noroeste do Maranhão, durante a Operação Facheiro IV, deflagrada no período de 16 a 31 de outubro. Essa operação, que teve a cidade de Capitão Poço como base, foi noticiada na semana passada em podcast neste blog, conforme esta postagem.

A erradicação das plantações de maconha evita que aproximadamente 120 toneladas da droga sejam traficadas e comercializadas, representando expressiva diminuição da oferta do entorpecente.

As plantações cobriam uma área de cerca de 240 mil metros quadrados, onde também foram encontradas e apreendidas mais de 1 tonelada da droga pronta para o consumo. Houve destruição dos acampamentos e substâncias encontrados nas incursões, além da lavratura de um auto de prisão em flagrante delito por porte ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas, tipificados nas Leis 10.826/2003 e 11.343/2006.

A operação contou com a participação da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal [CAOP/DIREX/PF], do Centro Tático Aéreo da Polícia Militar do Estado do Maranhão [CTA/SSP/MA], do Grupo Aéreo de Segurança Pública do Pará [GRAESP/SSP/PA], da Polícia Militar do Pará [PMPA] - Comando de Policiamento Regional de Capanema [CPR-VII] - e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará [CBM/SSP/PA], brigada de Capanema, totalizando aproximadamente 100 policiais de diferentes forças de segurança pública.

No Maranhão, a operação se concentrou nos limites da Terra Indígena Alto Turiaçu, nos municípios de Nova Olinda do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Centro do Guilherme, Araguanã e Zé Doca. Enquanto que no Pará, as ações foram empreendidas na Terra Indígena Alto Rio Guamá e no Polígono do Capim, regiões que compreendem os municípios de Capitão Poço, Garrafão do Norte, Nova Esperança do Piriá, Santa Luzia do Pará e Cachoeira do Piriá, além de São Domingos do Capim, Concórdia do Pará, Bujarú e Tomé-Açu.

Com informações da Comunicação Social da PF no Maranhão e no Pará.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.