A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Papa Francisco eleva Santarém à categoria de arquidiocese e cria a segunda Província Eclesiástica do Pará

D. Irineu Roman sera empossado como arcebispo de Santarém, em fevereiro de 2020
Na manhã desta quarta-feira, 06, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, tornou público durante coletiva de imprensa, uma série de novidades para a comunidade católica paraense; uma nova Província Eclesiástica, com criação de Arquidiocese; uma Prelazia elevada a Diocese; e a criação de uma nova Prelazia. São frutos da recente Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Pan-Amazônia, que ocorreu no mês de outubro na Santa Sé, no Vaticano.

Na divulgação realizada pela Santa Sé, às 12 h [horário local] e 8 h em Belém, o Papa Francisco anunciou que, na data de hoje, foi criada a Província Eclesiástica de Santarém, elevando a diocese à condição de arquidiocese e sede da nova província. Para o comando da nova arquidiocese, o Santo Padre nomeou Dom Irineu Roman, da Congregação de São José – também conhecida por Josefinos de Murialdo, como o primeiro Arcebispo Metropolitano de Santarém.

A instalação da nova arquidiocese e a posse de Dom Irineu Roman será no dia 02 de fevereiro de 2020, Festa da Apresentação do Senhor, às 09 h, na Paróquia São Francisco de Assis, bairro do Caranazal, em Santarém.

A recente província terá como sufragâneas [jurisdicionadas]: a Diocese de Óbidos; a nova Diocese do Xingu-Altamira, com sede em Altamira, até então prelazia, a ser elevada diocese em 1º de fevereiro, mantendo como bispo Dom João Muniz Alves. Também fará parte da nova circunscrição a Prelazia de Itaituba, que tem como bispo Dom Frei Wilmar Santin.

Hoje também foi criada a nova Prelazia do Alto Xingu-Tucumã, com sede em Tucumã, a ser instalada no dia 09 de fevereiro, e contará como primeiro bispo Prelado, Frei Jesús María López Mauleón, que será ordenado bispo no dia 29 de dezembro, em Fortaleza.

A partir deste ato, as Províncias Eclesiásticas de Belém e de Santarém passam a dividir geograficamente o estado do Pará, sendo que a Arquidiocese de Belém passará a ter 08 dioceses e 02 prelazias. Já Santarém passa a ter 02 dioceses e 01 prelazia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.