A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em audiência do prefeito Edno Alves na Secretaria de Saúde do Estado, o município é contemplado com R$ 100 mil e outras melhorias para a saúde

O prefeito Edno Alves, acompanhado de uma pequena comitiva - integrada pelo chefe de gabinete Guilherme Gomes e pelos secretários de Planejamento, Eduardo Chaves, e de Saúde, Messias Rebouças - esteve nesta segunda-feira [11] na capital do estado onde foi recebido em audiência pela secretária adjunta de Gestão de Políticas de Saúde do Estado, Drª. Ivete Gadelha Vaz, com o objetivo de entregar uma extensa pauta de demandas do município no setor de saúde.

De imediato Santa Luzia do Pará foi contemplada com o repasse de R$ 100 mil reais, via Sespa - Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará, para custear a compra de remédios e insumos hospitalares entre outros itens de extrema necessidade tanto no Hospital Municipal quanto nos Postos de Saúde da Família da sede do município e da zona rual. O município também vai receber 50 cadeiras de rodas que serão distribuídas para pacientes de baixa renda portadores de problemas de locomoção.

Na ocasião o prefeito Edno Alves e Messias Rebouças assinaram convênio que repassa ao município um aparelho novo de raio-x. Edno lembrou que o aparelho será destinado ao Hospital Municipal, para atender a população que muitas vezes é obrigada a viajar para Capanema ou até a mesmo Belém a procura de atendimento para a realização dos exames.

Segundo a documentação entregue à secretária Ivete Gadelha, ficou acertada a implantação imediata do AME - Atendimento Médico Especializado, em Santa Luzia do Pará, uma luta antiga do secretário de Saúde, Messias Rebouças, desde que assumiu a pasta, que finalmente está se tornando realidade graças aos esforços do prefeito Edno Alves, sempre incansável em busca de recursos, serviços e melhorias para o município.

Apenas a título de informação, os AMEs são centros ambulatoriais de diagnóstico e orientação terapêutica que têm a finalidade de fornecer atendimentos acessíveis aos cidadãos, através de uma prestação de serviços rápida e eficaz, promovendo diagnósticos precoces, orientando e ampliando a oferta de serviços ambulatoriais especializados.

Na opinião do prefeito Edno, “um AME pode proporcionar maior comodidade e rapidez no atendimento aos luzienses mais necessitados e melhorar o serviço público de saúde de nossa cidade”. 

Outro assunto tratado com a Drª. Ivete Gadelha foi o credenciamento do Hospital Municipal José Luís de Lima no Programa Nacional de Hospitais de Pequeno Porte, que apoia instituições públicas e filantrópicas com recursos para qualificar o atendimento hospitalar, com verbas para custeio, compra de equipamentos e pequenas obras em hospitais que possuam entre 5 e 30 leitos de internação cadastrados no CNES - Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, redefinindo o papel assistencial destes estabelecimentos no Sistema Único de Saúde para conferir maior resolutividade às suas ações.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.