A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Marinha investiga o aparecimento de óleo na Praia do Atalaia, em Salinas


Por Diário do Pará Online, com informações da Marinha

A Marinha do Brasil confirmou na noite do último sábado [02] que as manchas que apareceram na praia do Atalaia, em Salinópolis, nordeste paraense, são de fato de óleo. No entanto, ainda é cedo para dizer que as manchas tem relação com com os casos que aconteceram nas praias do nordeste brasileiro.

Uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental [CPAOR] foi até o local fazer o recolhimento de material para análise.

A Marinha do Brasil, através do Comando do 4º Distrito Naval [Com 4º DN] informou em nota, que o material recolhido será levado para análise.

Foi recebida informação por parte de técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará [Ideflor-bio], sobre o aparecimento de pequenas manchas de óleo na praia do Atalaia no município de Salinópolis-PA.

A princípio, não se pode afirmar que o material encontrado tem qualquer relação com as ocorrências do litoral do nordeste. Será procedido o envio do material recolhido para análise. Foi enviada ao local uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental com o objetivo de coletar as amostras e ampliar as informações levantadas para enviar ao Grupo de Avaliação e Acompanhamento [GAA], formado pela Marinha do Brasil [MB], Agência Nacional de Petróleo [ANP] e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis [IBAMA].

A primeira fase da 'Operação Amazônia Azul – Mar limpo é vida' já está em curso na área de jurisdição do Comando do 4º Distrito Naval, que engloba os estados do Pará, Maranhão, Piauí e Amapá, e a Marinha do Brasil junto com as outras forças armadas, órgãos e agências ambientais e demais instituições envolvidas estão unidos com objetivo principal de preservação das áreas marítimas atingidas e monitoramento constante das Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A Marinha do Brasil conclama a sociedade a participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação correlata, por meio do Disque Emergências Marítimas e Fluviais: 185″, diz a nota.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.