A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeitura e Câmara Municipal decretam luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador de Ourém e Santa Luzia Belmiro Monteiro, o Seu Bira

F
aleceu na madrugada deste domingo [10] aos 86 anos o ex-vereador de Ourém - e Santa Luzia do Pará - Belmiro Monteiro de Farias, popularmente conhecido como Seu Bira. Prático dentário, Seu Bira era natural de Macapá, capital do estado do Amapá, e veio morar com a esposa, Dona Nazaré, na então vila de Santa Luzia, que administrativamente pertencia ao município de Ourém, ainda na década de 1960 onde montou um consultório e construiu família.

Pessoa estimada pela população Seu Bira logo tomou gosto pela política sendo eleito vereador de Ourém por vários mandatos consecutivos sempre com votações expressivas, inclusive sendo o mais votado no pleito de 1982. Com o crescimento populacional vertiginoso da Vila de Santa Luzia no final dos anos 80 e início da década de 1990 o anseio pela emancipação política cresceu e Seu Bira, ao lado da ex-vereadora Raimunda Reis [in memorian] foi um dos grandes entusiastas e um dos principais líderes do movimento separatista que obteve êxito no ano de 1991 com a criação do município de Santa Luzia do Pará no dia 13 de dezembro daquele ano.

Infelizmente Seu Bira não conseguiu se eleger para a primeira legislatura da câmara do novo município em 1992, ficando na primeira suplência, assumindo o mandato em setembro de 1996 após o trágico acidente que vitimou a titular Raimunda Reis. Naquele mesmo ano seu Bira tentou a reeleição também sem sucesso e desde então afastou-se da política partidária e transferiu-se para Belém onde morou na companhia da esposa até o fim dos seus dias.

Seu Bira estava internado em estado gravíssimo em um hospital da capital havia alguns dia em decorrência de doenças inerentes à idade e a causa da morte não foi revelada ao editor deste blog. O sepultamento aconteceu às 16 h deste domingo, após velório no plenário da câmara, no Cemitério Municipal São Raimundo e contou com a presença de amigos, familiares e admiradores do homem público que dedicou boa parte da vida às causas da população luziense.

Seu Bira recebendo homenagem na Câmara Municipal de Santa Luzia do Pará em 2017

Seu Bira foi homenageado pela câmara de Santa Luzia em 2017 quando recebeu Menção Honrosa pelo reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município ao longo da sua gloriosa carreira política e o prefeito Adamor Aires usou as redes sociais para decretar luto oficial de três dias e prestar homenagem ao ex-vereador. O presidente da câmara, vereador Ahrnon Oliveira, também se manifestou nas redes sociais em homenagem ao ex-parlamentar.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.