A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Curtas

Inelegível -
Na manhã da última segunda-feira [31] o pleno do TRE-PA [Tribunal Regional Eleitoral do Pará] condenou por unanimidade, 7 votos a zero, o ex-prefeito Edno Alves à inelegibilidade por 08 anos bem como ao pagamento de multa no valor de R$ 100 mil pelo uso indevido da máquina pública do município durante a campanha eleitoral de 2020 quando tentou, sem êxito, a reeleição. O candidato á vice da chapa, Tião Oliveira, também foi condenado na mesma ação ao pagamento de R$ 50 mil pelo mesmo crime.

Sem Folia - O Ministério Público expediu Recomendação à prefeitura de Bragança solicitando o cancelamento da programação carnavalesca tanto a de responsabilidade do município quanto aquelas de caráter particular em razão do aumento expressivo de casos positivos de Coronavírus na cidade, no que foi imediatamente atendido pela administração municipal que editou decreto cancelando todas as festas de carnaval e se comprometendo em fiscalizar e aplicar as sanções necessárias aos infratores em caso de descumprimento.

Decreto - Em decorrência do aumento assustador de casos de Covid bem como pelo surto de influenza causado pela cepa altamente contagiosa H3N2, responsáveis por tirar de combate grande parte dos servidores municipais - especialmente professores e trabalhadores da saúde - e até mais da metade do secretariado de governo, o prefeito Adamor Aires assinou decreto proibindo festas, shows e eventos similares por tempo indeterminado desde o último dia 20 em Santa Luzia do Pará. E diante do agravamento do quadro que só piorou nos últimos dias o prefeito já se prepara para suspender também as comemorações do carnaval que aconteceriam no final de fevereiro.

A propósito - Pelo que parece apenas o município de Salinópolis é um dos poucos da região nordeste paraense a manter a programação de carnaval, porque quase a unanimidade das cidades integrantes dessa mesorregião do estado já cancelou ou sinalizou que vai cancelar as comemorações da folia de Momo a exemplo de Ourém, Capitão Poço, Nova Timboteua, Tracuateua e outros mais.

Testes - O prefeito Adamor Aires tem razão de está preocupado com o avanço assustador do Coronavírus no município e estabelecer normas de prevenção, porque somente no último final de semana quando foram realizados dois dias de testagem em massa no Ginásio Municipal quase 30% dos testados apresentaram resultado positivo para a doença. Em números absolutos, foram realizados 944 testes, dois quais 256 deram positivos.

Mutirão - Os mutirões tanto de vacinação quanto de testagem da população continuam sendo realizados pela Secretaria de Saúde do Município, e sendo monitorados com lupa pelo prefeito Adamor que acompanha com muita preocupação a escalada de casos de Covid-19 no município. Durante toda a semana está acontecendo a vacinação tanto de crianças a partir dos 05 anos quanto de adultos, bem como mais um mutirão de testagem no ginásio na sexta-feira [04] e no sábado, 05.

Números - A preocupação do prefeito Adamor e a adoção de medidas de prevenção de combate à pandemia no município se sustentam em números. No boletim epidemiológico desta quarta-feira [02] divulgado pela Secretaria de Saúde somente neste início de 2022, em pouco mais de 30 dias, Santa Luzia do Pará já registra 529 casos positivos de Coronavírus, o que dá uma média móvel de quase 20 casos por dia. É muito, e acendeu o alerta da Secretaria de Saúde principalmente após o registro de uma morte por Coronavírus no início da semana.

De casa nova - Na manhã desta quarta-feira [02] o deputado federal Cristiano Vale assumiu em Brasília a presidência estadual do Progressistas. Somente a título de registro, é importante destacar que a família Vale, sob o comando do ex-deputado Anivaldo Vale, comandou com mão de ferro por anos o PL no estado, mas em dezembro o presidente nacional da legenda, Waldemar Costa Neto, ex-deputado que dispensa apresentações, entregou o Partido Liberal de "porteira fechada" para o senador Zequina Marinho tornando insustentável a permanência dos Vale na agremiação partidária, que agora desembarcaram de mala e cuia no Progressistas.

Invasão - Objeto de litígio entre o município e o ex-prefeito Edno Alves há mais de dez anos, uma grande área localizada no bairro do Km 48 - às margens da BR-316 - foi invadida por populares no início da tarde desta quinta-feira, 03. O enrosco se arrasta na justiça desde 2012 impondo algumas derrotas ao ex-prefeito que jura de pé juntos que é dono da área, mas o município reivindica a posse do terreno onde inclusive já foi o cemitério do município na década de 1970, alegando que a farta documentação apresentada pelo ex-alcaide é fraudulenta inclusive com parecer técnico pericial atestando a ilegalidade do título de posse bem como do recibo de compra e venda que integram os autos do processo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.