A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Governo municipal discute logística do Censo 2020 com técnicos do IBGE

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 18, no gabinete do prefeito Edno Alves, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2020 do IBGE. Durante a reunião, foram discutidos temas relacionados à operacionalização do censo como planejamento, montagem de posto de coleta, atualizações de bases territoriais, limites entre vários municípios e a divulgação.

As reuniões permitem o acompanhamento da operação pela comunidade, dando transparência e agregando esforços para facilitar todo o processo, em aspectos como fornecimento de subsídios para atualização do mapeamento local e a colaboração na divulgação do processo seletivo para contratação de mão-de-obra.

O censo será realizado no próximo ano, entre os meses de agosto e outubro de 2020, e essas reuniões continuarão acontecendo, no sentido buscar melhorias para a qualidade do trabalho e fortalecer a parceria entre os poderes públicos, IBGE e a sociedade civil.

Tecnologia

O Censo de 2020 fará uso de smartphones para a coleta de dados com os aparelhos programados para armazenar e enviar as informações das pessoas que serão visitadas em domicílio, nas zonas rural e urbana durante todo o processo. Com essa tecnologia, a coordenação acredita que as chances para a ocorrência de fraudes são mínimas.

Edital para mão-de-obra

Para os interessados em trabalhar na coleta do Censo, o edital do concurso será aberto em janeiro de 2020 e estará disponível no site do IBGE. O requisito necessário para o trabalho de visitas e coleta de dados é ter o Ensino Fundamental completo e para a área administrativa, é necessário Ensino Médio completo. Para participar da seleção, é proibido ter ligação com esferas públicas.

Além dos técnicos do IBGE que visitaram Santa Luzia do Pará nesta ocasião para coleta das primeiras informações, participaram da reunião de trabalho, onde foram apresentados os detalhes da logística de trabalho do Censo 2020, o chefe de gabinete, Guilherme Gomes; o diretor de comunicação, Paulinho Monteiro; a vereadora, Socorro Saldanha; a diretora do setor de tributos, Terciane Moraes, e o empresário Dércio Moreira, CEO do grupo Clívia Magazine, bem como outros servidores e colaboradores do governo municipal.

O Censo

O Censo Demográfico tem como objetivo contabilizar a quantidade de habitantes, identificar suas características e revelar como vivem essas pessoas, produzindo assim informações para a definição de políticas públicas e a tomada de decisões de investimentos da iniciativa privada ou de qualquer nível de governo.

Imagens: Marcelo Matheus

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.