A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Prefeito de Santa Luzia do Pará, prestigia o desfile Cívico Escolar do Dia da Raça

O prefeito de Santa Luzia do Pará, Edno Alves, prestigiou na tarde da última quinta-feira [05] o Desfile Cívico Escolar em comemoração à Independência do Brasil. A tradicional manifestação patriótica, ponto alto da programação da Semana da Pátria, reuniu milhares de pessoas nas ruas do centro da cidade e integrantes de instituições civis, religiosas e escolares, que se apresentaram na avenida Castelo Branco e na Praça de Eventos Lucas Cavalcante. Das instituições participantes estiveram presentes todas escolas da rede municipal de ensino da sede do município, grupo da melhor idade e jovens de projetos de socialização do Cras e a comunidade indígena da etnia Tembé, da reserva Alto Rio Guamá.


Realizado pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, o desfile é parte do projeto pedagógico do Sistema Municipal de Ensino, enaltecendo o direito à cidadania e a importância das práticas para o pleno exercício do civismo e do patriotismo de cada cidadão.

O prefeito Edno Alves destacou o entusiasmo da população de Santa Luzia do Pará que participou do desfile, lembrando ser uma data muita importante como momento de homenagem à Pátria e de reflexão sobre o sentimento de amor ao Brasil. “De fato, aqui temos momentos de estímulo ao patriotismo para todos os segmentos sociais, especialmente em relação às crianças”, acrescentou.

Por sua vez, a secretária de Educação e primeira-dama, Fabiana Lacerda, afirmou que esta comemoração é de “notável relevância para a cidadania e para o despertamento do sentimento de patriotismo no seio da sociedade luziense”. Em sua visão, o governo municipal tomou mais uma vez esta iniciativa objetivando a preservação e o enaltecimento dos valores cívicos. Sobre o desfile, a secretária garantiu que “ele proporciona à comunidade uma mensagem de resgate de conceitos fundamentais para o exercício da cidadania”.

As atividades foram iniciadas por volta das 15 h na Praça da Igreja Matriz, ao lado da prefeitura, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Pará e de Santa Luzia do Pará, em ato procedido respectivamente pelo prefeito Edno Alves, a vereadora Socorro Saldanha e um convidado.

Logo após o ato de hasteamento dos pavilhões foram executados os hinos Nacional e da Independência, e o desfile, que arrancou aplausos dos luzienses que prestigiaram as comemorações patrióticas finalmente saiu às ruas. Quem primeiro desfilou foi a Banda Marcial, vindo em seguida à Creche Municipal Raimunda Vieira da Costa e as demais instituições, a exemplo do Cras, e as escolas Elói Cardoso, Florentina Damasceno, João Gomes e São José, além da comunidade indígena Tembé. Todas receberam troféus de participação, entregues pelas autoridades.

Durante as comemorações no palanque oficial do evento montado na Praça de Eventos Lucas Cavalcante, o prefeito Edno Alves, além da primeira-dama e secretária de Educação, Fabiana Lacerda, contou em sua companhia com vários auxiliares do governo municipal, a exemplo dos secretários Messias Rebouças [Saúde], Guilherme Gomes [Chefe de Gabinete], Bené Costa [Obras e Transportes] e Nonato Albuquerque [Planejamento]; gerente da Cosanpa, Fernando Cunha, e os vereadores Socorro Saldanha e Ozires Bastião, entre outras autoridades municipais e colaboradores do governo.

Fotos: Marcelo Matheus e Pedro Carvalho

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.