A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Capitão Poço realiza Círio neste domingo

Do Amazônia Jornal - edição de hoje, sábado, 01 de dezembro de 2012

Nossa Senhora do Perpétuo Socorro será a grande homenageada neste domingo, pelos católicos do município de Capitão Poço, na região Nordeste do Pará. A festa religiosa vai completar 32 anos de existência com o tema "Caminhando com Maria ao encontro dos irmãos". A previsão é que 10 mil pessoas participem da caminhada de fé na terra da laranja, como a cidade de Capitão Poço é mais conhecido na região.

Este ano será reinaugurado o novo santuário, que passou vários anos fechado, mas há alguns meses foi reformado e reaberto ao público. Para que a reforma fosse concluída, foi feito um verdadeiro mutirão de solidariedade com a participação popular e o apoio da prefeita Diana Belo. Outras personalidades da cidade também participaram como o deputado estadual Raimundo Belo e o cabeleireiro Deck, que é uma figura muito conhecida na cidade e empenhada em ajudar a comunidade católica do lugar.

Anteontem ocorreu o encerramento das peregrinações da imagem nas comunidades urbanas e rurais, com uma missa na igreja do Perpétuo Socorro, e em seguida foi feito o traslado da imagem para a comunidade de Santa Luzia. Ontem, a partir das 17 hs, foi realizado o Círio dos Motoqueiros, com missa na mesma igreja e saída em direção à comunidade de Santa Luzia. Depois foi feita a trasladação da imagem daquela comunidade para outra, a da Divina Providência. E hoje haverá uma missa campal, a partir das 6 hs, para finalmente os fiéis saírem juntos em caminhada, que inicia às 8hs.

História - "Fazia pouco mais de um ano que o padre Miguel estava em Ourém como auxiliar do padre Roque Carenzzi. Na segunda metade do mês de maio de 1948, os padres receberam um convite das famílias Coutinho, Aguiar e Marques, todas oriundas do estado do Ceará e que vieram se estabelecer na imensa floresta virgem onde hoje é o município de Capitão Poço.

O convite era para celebrar a Santa Missa naquele lugar e batizar a primeira criança nascida lá. Pela manhã do dia oito de julho de 1948, o entusiasta padre Miguel Maria Giambelle [depois ungido bispo de Bragança, Dom Miguel Maria Giambelle] partiu montado no seu belo cavalo. Quando chegou ao novo povoado, foi recebido com grande alegria pelas famílias que ali residiam há mais de um ano.

Houve celebração comunitária e depois os moradores foram ouvidos em confissão, embora já fosse noite. No dia seguinte, nove de julho de 1948, foi celebrada a primeira missa de Capitão Poço. Como não havia capela, eles se reuniram sobre uma árvore frondosa, para aquela celebração especial. Após a Santa Missa, todos se reuniram e decidiram formar um pequeno povoado. Padre Miguel escolheu o lugar para futura capela, tendo na frente um grande arraial. Reservou um lugar para o cemitério e sugeriu que a capela fosse dedicada, a Santo Antonio Maria Zaccaria, o fundador da congregação dos padres Barnabitas."

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.