A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O Governador Simão Jatene, reeleito para mais quatro anos à frente do executivo estadual, fez história em Santa Luzia na última quinta-feira, 27 de novembro, ao participar da cerimônia de entrega do título definitivo coletivo de terras para a comunidade quilombola do Muruteuazinho. Jatene quebrou o protocolo ao dispensar todas as formalidades ditadas pelo cerimonial e de posse do microfone, em baixo da sombra de uma mangueira, discursou no meio do povão falando olho no olho. Santa Luzia foi o primeiro município a receber a visita do Governador depois da reeleição, e Jatene fez questão de frisar em discurso que escolheu Santa Luzia por dois motivos: a grande amizade que tem com o Prefeito Adamor e o carinho do povo luziense demonstrado em todas as visitas que fez ao município.



O evento na comunidade do Muruteuazinho contou com a presença de várias autoridades do município e do estado além de lideranças políticas locais e da região. Estiveram presentes além do Governador Simão Jatene e do Prefeito Adamor Aires; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Márcio Miranda; o deputado estadual eleito de Capitão Poço, Antonio Tonheiro; os prefeitos de São João de Pirabas, Cláudio Barroso, e de Primavera, Cleuma Bezerra e os vereadores luzienses Orley Soares, Nenenzão e Socorro Saldanha.

A presença do deputado Márcio Miranda na comitiva do Governador só reforçou aquilo que toda a fauna política paroara já sabe: o atual presidente da Alepa é candidatíssimo à reeleição para o comando da casa com as bênçãos de Jatene. As credenciais de Márcio Miranda para um novo mandato à frente do legislativo estadual decorrem da mais alta confiança que desfruta junto ao Governador e da sua gestão eficiente que estancou a hemorragia de denúncias de corrupção que atingiram gestões passadas comandadas por aliados do governo do estado.

A propósito, Márcio Miranda está à todo vapor no comando das articulações para viabilizar sua candidatura à presidência da Alepa. De perfil discreto, o deputado que conta com o apoio irrestrito do Governador Jatene, além da base aliada composta por 21 deputados, a maioria simples, está conversando também com deputados eleitos para um primeiro mandato como no caso do capitãopocense Antonio Tonheiro, eleito pela coligação de Helder Barbalho, mas que já sinalizou uma aproximação com a base aliada do governo.

A direção do Ensino Fundamental da escola Florentina Damasceno, sob o comando da professora Sônia Araújo, e colaboração do corpo docente e de apoio da retrocitada escola realizou na manhã da última sexta-feira, 28 de novembro, no Salão Paroquial a "II Gincana Interdisciplinar Natalina" com os alunos do sexto ao nono ano. O objetivo do evento era colaborar com o projeto "Natal da Terra Querida", capitaneado pela Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social] na confecção de enfeites natalinos a partir de material reciclável, arrecadados pelos próprios estudantes, que irão compor a decoração do centro da cidade durante o período natalino. Parabéns pela iniciativa...




Também na sexta-feira passada a coordenação do "Natal da Terra Querida" concluiu a etapa de arrecadação de garrafas pet com um evento no Ginásio Municipal que sorteou vários brindes - bicicletas, ferros elétricos, liquidificadores, ventiladores, Dvds... - entre os doadores que receberam cupons durante a campanha realizada desde o mês de novembro pelas ruas da cidade.




A Paróquia de Santa Luzia, sob o comando do sempre atento Pe. Elias, abriu oficialmente a "Festividade de Santa Luzia", tradição de mais de 50 anos, na noite do último domingo, 30 de novembro, durante missa solene celebrada na Igreja Matriz às 19 hs. As peregrinações nas madrugadas que antecedem a grande festa do dia 13 começaram ontem segunda-feira e reuniu, como sempre, centenas de católicos pelas ruas da cidade em oração e louvores dedicados à Virgem Protetora dos Olhos, Santa Luzia, padroeira do município.

A propósito, o parque de diversões que faz a festa da garotada durantes as noites do período da festividade já está na City, mais precisamente ao lado da praça da Igreja Matriz, desde o início da semana passada.

O Ensino Médio da escola Florentina Damasceno - celeiro da elite pensante luziense - conta com boa parte do seu corpo docente cursando mestrado nas melhores instituições de ensino superior do estado. A última à integrar esse seleto clube que já conta com os professores Edson Farias, Flávio Leal, Elane Barros e Débora de Assis foi a professora Juliana Patrizia aprovada para o curso de mestrado da Ufpa [Universidade Federal do Pará] no início desta semana.

A City amargou um longo período sem grandes eventos, porém nos últimos dias o número de festas estourou: no final de novembro aconteceram dois grandes shows com o cantor Amado Edilson e a banda forrozeira Desejo de Menina. No próximo final de semana acontece nos dias 05, 06 e 07 a primeira edição do Santa Luzia Rodeio Show: festa de peão de boiadeiro com direito a shows de aboiadores, banda de forró e muito sertanejo no clube da piscina. Promete...

O clima de fim de ano, que em Santa Luzia conta com dois elementos à mais - Festividade da Padroeira e aniversário de emancipação política do município - já é predominante na City. Muitos luzienses já definiram o roteiro das festas de Natal e Reveillon: as democráticas areias da praia do Atalaia, em Salinas, é de longe o endereço mais procurado pelos baladeiros de plantão, e em seguida vem o nordeste do país com suas praias paradisíacas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.