A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Conflito entre índios Tembé da reserva Alto Rio Gumá e colonos deixam cinco feridos à tiros

Reportagem do portal G1-Pará

Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo com a reportagem completa

Equipes da Polícia Federal foram enviadas de Belém na manhã desta terça-feira, 02, até a vila do Livramento, próximo à reserva indígena do Alto Rio Guamá, em Garrafão do Norte, local onde índios Tembé e colonos teriam entrado em conflito na segunda-feira, 01, quando cinco pessoas foram feridas à bala.

"Vamos acompanhar o caso, esses conflitos entre índios e colonos a gente já vê há pelo menos 30 anos. Vamos aguardar, no decorrer do inquérito, uma reunião entre Ministério Público Federal, Incra e Funai", informou Ildo Gasparetto, Superintendente Regional da Polícia Federal do Pará.

Segundo a PF, os policiais darão suporte às Polícias Civil e Militar na apuração do confronto em uma área que foi reintegrada para os índios em setembro deste ano, pela Justiça Federal. O processo já durava 35 anos. De acordo com a Funai, uma estrada de acesso foi aberta na área como início das ações de reintegração e retirada dos colonos da área da fazenda, que seria feita com apoio do Incra. Durante a reintegração, houve confronto e que cinco pessoas ficaram feridas, segundo a Secretaria de Saúde do município. Os colonos disseram que foram baleados pelos índios.

Quando eles chegaram lá e foram recebidos à bala, aí claro que eles tinham que revidar também, eles estavam de longa distância atirando. Eles nem chegaram no local que era para chegar, estava numa base de 100 metros onde o meu pai estava. Eles estavam com rifle, com arma muito pesada", relatou Elisângela Oliveira, filha do colono Manuel de Oliveira, 61 anos, um dos atingidos pelos disparos.

Na avaliação do coordenador técnico da Funai do Pará, Juscelino Bessa, a lentidão judicial em executar as ações favoreceria a ocorrência dos conflitos.

"O grande e problema é a demora na Justiça em efetivamente executar as ações. Os índios já ganharam a reintegração, inclusive da área toda, só que essa reintegração vai acontecer de forma gradativa, dando tempo aos colonos, dando tempo ao Incra para garantir terras para os colonos", declarou.

Entenda o caso

Segundo a Funai, a fazenda onde ocorreu o confronto pertence a herdeiros da família Mejer Kabacvnik, que recebeu autorização do Incra para ocupar a área limite, mas invadiu 9 mil hectares da terra indígena, na década de 70.

Após 35 anos de processos judiciais, no último mês de setembro foi concedida uma liminar da Justiça Federal, a pedido do MPF [Ministério Público Federal], determinando a reintegração para os índios da área de 9 mil hectares. Outra liminar da Justiça Federal, em Paragominas, também deu a reintegração dos índios, em 10 de outubro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.