Em tempo
Trabalho definitivamente é a grande marca do Governo Adamor Aires: as obras de construção da Escola Rural da comunidade quilombola do Jacarequara estão a todo vapor e devem ser concluídas no início de 2015 de modo que os alunos da retrocitada comunidade e região já iniciem o ano letivo nas dependências do novo prédio que, a propósito, substituirá a escola antiga caindo aos pedaços, sem nenhum exagero, recebida pela atual administração. Sem nenhum tipo de reparo ao longo dos quase oito anos do finado governo petista o prédio antigo estava, literalmente, desmoronando e não oferecia mais nenhuma condição de funcionamento. A nova escola com mais de mil metros quadrados de área construída contará com amplas e refrigeradas salas de aula, refeitório, banheiros, setor administrativo e grande área para lazer e recreação dos alunos.
O projeto "Natal da Terra Querida" tocado pelas Semas em parceria com o Cras, Semed, creche Raimunda Vieira e as escolas Florentina Damasceno, João Gomes, São José e Elói Cardoso ainda está arrecadando garrafas pet para a confecção de adornos natalinos que irão decorar ruas e praças da City. A coordenação do Natal da Terra Querida além das preciosas garrafas pet, é claro, também precisa de voluntários. A abertura oficial do Natal da Terra Querida será dia 19 com uma grande programação na Praça de Eventos quando será inaugurada a decoração natalina com adereços confeccionados com material reciclável, respeitando o princípio da sustentabilidade.
A semana em curso é a mais significativa do ano para os luzienses por conta da Festividade de Santa Luzia e do aniversário de emancipação política do município, que ocorrerão no próximo sábado, 13, dia da Padroeira Santa Luzia. A programação da paróquia que inclui missas, novenário e peregrinações nas madrugadas além de leilões e apresentações culturais na praça da Igreja Matriz está acontecendo desde o início do mês. Na noite do último domingo logo após o término do tradicional leilão e da feira de comidas típicas aconteceu a quarta edição do "Festival de Música Católica" que contou com mais de 20 calouros inscritos e a participação especial da Banda Católica de Santa Luzia, sob a regência do pároco Raimundo Elias. Um espetáculo bonito de se ver...
Na próxima sexta-feira, 12, o plenário, e as galerias também, da Câmara Municipal deverão ferver. A última sessão ordinária do ano será palco concomitantemente do encerramento do ano legislativo e da eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2015/2016. Em plenário o clima promete ser quente por que suas excelências estão se despedindo de 2014 sem aprovar a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] - dispositivo legal que determina o montante, as fontes e o destino da aplicação dos recursos municipais pelo Prefeito, o que pode prejudicar a já cambaleante saúde financeira do município que poderá ficar impedido de honrar até os compromissos mais urgentes como o pagamento dos salários dos servidores.
A respeito da disputa pelo comando da câmara, o resultado poderá ter desfecho surpreendente: no epicentro do furacão estão o atual vice-presidente, vereador Orley Soares - único candidato habilitado até o momento - e a presidente, Olinda Lucena, que nos últimos dias travaram uma guerra que foi parar na mesa do Ministério Público. Acusada de lançar mãos de métodos nada republicanos na tentativa de "melar" a candidatura de Orley, a vereadora teria ferido normas regimentais do parlamento e por isso foi denunciada na promotoria de justiça da Comarca de Santa Luzia acirrando ainda mais os ânimos entre os parlamentares pró-governo e a oposição.
As escolas do município - redes Estadual e Municipal - estão em ritmo de encerramento do ano letivo de 2014. Provas finais estão sendo aplicadas e o calendário de recuperação montado até o final do ano, quando muitos professores, que cursam nível superior, ou até mestrado, se ausentam do município durante o período das férias escolares.
A pequena cidade de Maranhãozinho, localizada a 150 km de Santa Luzia ao longo da BR-316, no estado vizinho do Maranhão, comemora aniversário de 43 anos de mancipação política no próximo dia 21 com show do cantor sertanejo Leonardo e mais uma penca de atrações que vai do forró à seresta. Por conta da pouca distância e acesso fácil muitos luzienses costumam marcar presença nas festas de aniversários da referida cidade que a cada ano se supera contratando artistas de peso do show business nacional: em 2012 foi Amado Batista e 2013 Zezé di Camargo & Luciano. O mais curioso é que Maranhãozinho tem apenas 14 mil habitantes e nas eleições de outubro elegeu o deputado estadual mais votado do Maranhão, o ex-prefeito do município, com mais de 100 mil votos.
A propósito, o aniversário de emancipação política de Cachoeira do Piriá, que transcorre no dia 28 de dezembro, também é muito aguardado pelos luzienses por que desde que assumiu o comando do executivo municipal a prefeita Bete Bessa não economiza quando se trata de festejar o aniversário do jovem município com atrações nacionais. A expectativa dos cachoeirenses e de todos os baladeiros da região, inclusos os de Santa Luzia, é que este ano mais um grande show, à exemplo de anos anteriores, seja contratado para embalar as comemorações de 18 anos de emancipação do município.
O Campeonato Luziense de Futebol de Campo começa no próximo domingo e se estenderá até maio de 2015 com jogos disputados por regiões, igual a temporada passada, privilegiando a participação de um número maior de equipes do interior do município. Sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Juventude, através da Diretoria Municipal de Esportes, e apoio do Governo Municipal, as rodadas acontecerão durante os finais de semana e passarão para a fase seguinte os campeões de cada uma das regiões com direito à premiação.
Aconteceu no último final de semana em Capanema a Festividade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município. Sem a badalação de antigamente o velho e bom "arraial de Capanema" passou quase despercebido, isso por que há alguns anos a direção da paróquia do município proibiu as festas profanas que aconteciam na cidade durante a última noite do evento, em especial, a venda de bebidas alcoólicas no largo da Igreja Matriz e na Barraca da Santa.






Nenhum comentário:
Postar um comentário