A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A propalada reforma política anunciada em duas ocasiões - no calor das manifestações de 2013 e agora durante a deteriorização da popularidade da presidente petista Dilma Rousseff - pelo governo federal, que na verdade está sendo tocada pelo PMDB, sob a batuta do todo-poderoso Eduardo Cunha, presidente da Câmara Federal, deverá ser votada no segundo semestre na Câmara e no Senado. Um dos itens da reforma que vem chamando a atenção do meio político é um projeto do deputado paranaense Edmar Arruda [PSC] que prevê a unificação das eleições para todos os cargos, de vereador a presidente da República. Neste, caso as primeiras eleições gerais devem ocorrer em 2018 com a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores, eleitos em 2012, que ganhariam mais dois anos no poder.

A reforma política prevê ainda o fim da reeleição para cargos executivos - prefeitos, governadores e presidente da república - bem como das coligações proporcionais e a instituição do voto distrital para vereadores e deputados estaduais e federais, além de mandatos de cinco anos. Por esse sistema, serão eleitos para as câmaras municipais, assembleias legislativas e Câmara Federal somente os mais votados em ordem decrescente até que sejam preenchidas todos os assentos disponíveis evitando que um parlamentar menos votado se eleja com votos da coligação.

Deu a louca na petezada e na oposição acéfala que tenta a todo custo desqualificar o excelente trabalho conduzido pelo Prefeito Adamor Aires à frente do executivo municipal de Santa Luzia. A ausência de compromisso dessa turma com a verdade é gritante, criando factóides que por si só soam como absurdo. Talvez na falta do que fazer, os inimigos do povo luziense andam procurando chifres em cabeça de cavalo, como diziam os mais antigos, na tentativa de criar um cenário de terra arrasada no município sem procurar saber a verdade dos fatos. A última "grande e brilhante ideia" dos desocupados oposicionistas foi sair por aí registrando obras que estão paradas por conta da irresponsabilidade de algumas empresas vencedoras dos processos licitatórios, como inclusive, o próprio Prefeito Adamor já falou em alto e bom som no plenário da câmara, que não deram conta do serviço e caíram fora.

Resta aos tocadores de tuba do apocalipse, falar a verdade: que o Prefeito Adamor Aires desfez todos os contratos com as empresas que tentaram, mas não conseguiram, dá um golpe no município e que os recursos referentes aos convênios estão integralmente preservados em caixa aguardando a retomada dos serviços após o cumprimento das exigências legais e a conclusão dos novos certames licitatórios que estão em curso sem nenhum prejuízo ao erário. Porém, os linguarudos de plantão que pintam o horizonte de cinza e criam um falso ambiente de desmandos não estão nenhum pouco preocupados com o bem está do povo, mas tão somente com seu futuro político tentando ganhar apoio popular vendendo a mentira como se fosse a mais cristalina das verdades. Ora, basta verificar que os tais denunciantes já se apressaram para filiar-se em partidos de oposição com o objetivo de arrebanhar os descontentes para construir base política que lhe de suporte no embate eleitoral que se avizinha.

Uma equipe de cadastradores da Semas [Secretaria Municipal de Assistência Social], sob a coordenação do programa Bolsa Família, está visitando todas as comunidades do interior do município, e a sede também, para atualização do CadÚnico [Cadastro Único dos Programas Sociais] - instrumento de coleta de dados e informações usado para identificação das famílias de baixa renda, para inclusão das mesmas nos programas de distribuição de renda do Governo Federal. O CadÚnico constitui uma base de informações usada pelos governos municipais, estaduais e federal para conhecer a situação socioeconômica das famílias cadastradas, permitindo a análise das suas principais necessidades e a definição de políticas públicas e sociais para os beneficiários.

A propósito dos programas sociais, os mototaxistas de todo o Pará passaram a ter direito ao cheque-moradia do Governo do Estado, no valor entre R$ 7 mil e R$ 15 mil, de acordo com o que ficou decidido durante reunião realizada no início do mês, em Belém, entre presidentes de sindicatos da categoria nos municípios e o governo estadual, em atendimento à proposta aprovada anteriormente pela Alepa [Assembleia Legislativa do Estado] ainda no ano passado.

A Paróquia de Santa Luzia abriu oficialmente ontem a programação da Semana Santa, com a procissão de Domingo de Ramos que saiu da igreja de São Francisco, no bairro do KM 46, às 07:30 hs, logo após a bênção dos ramos, rumo a Igreja Matriz onde aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Pároco Raimundo Elias. O evento em si relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e a partir dali uma série de acontecimentos - como a santa ceia, a traição de Judas, o julgamento de Cristo, seu calvário e ressurreição - marca o período denominado de Paixão de Cristo, cujo ápice é a celebração da ressurreição de Jesus, no Domingo de Páscoa, três dias após ser morto e sepultado.

Com a popularidade derretendo a cada nova pesquisa de opinião, a presidente petista Dilma Rousseff, aconselhada por seus vassalos, resolveu sair da toca e gastar sola de sapato país a fora na tentativa de melhorar a sua imagem, bem como a do partido dos companheiros, atolado até a medula em denúncias de corrupção. Nesta segunda-feira a cria de Lula esteve em Capanema fazendo a entrega de 1.032 casas do famigerado programa "Minha Casa, Minha Vida", a menina dos olhos do PT. Acompanhada do senador Paulo Rocha, o grão-petista paroara, e do notório Helder Barbalho, atual inquilino do anorexo Ministério da Pesca, além do prefeito do município, Eslon Martins,  e outras poucas autoridades, Dilma Rousseff, ao lado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, discursou para uma minúscula e nenhum pouco entusiasmada plateia de aproximadamente de 1.000 pessoas sob o sol escaldante do fim da manhã que castiga o nordeste do estado nessa época do ano.

A propósito, em Santa Luzia City não foi registrado nenhum movimento envolvendo os engajados companheiros para ir à cidade vizinha prestigiar a visita da correligionária mais poderosa do país. Será que os vergonhosos índices de rejeição da presidente, batendo a casa dos 70%, desencorajaram os petistas luzienses? Ou terá sido a incômoda presença do "Barbalhinho", pousando de estrela maior do evento, que Lula empurrou goela abaixo dos petistas, mas que os companheiros luzienses amam detestar? Cartas para a redação.

Seguindo a orientação da direção estadual do Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará], os professores da Rede Estadual de Ensino de Santa Luzia aderiram à greve deflagrada na semana passada na capital do estado. A pauta de reivindicações é extensa, mas o pivô da divergência entre a categoria e o governo é o pagamento imediato do Piso Nacional do Magistério retroativo a janeiro desse ano quando começou a vigorar o novo valor, que o estado insiste em pagar somente a partir de abril, data-base dos trabalhadores da educação no Pará. Os grevistas já foram recebidos pela secretária de Administração, Alice Viana, e pelo secretário de Educação, Helenilson Pontes, mas as negociações não avançaram e o impasse continua.


Março está chegando ao fim e sem dúvidas será o mês mais chuvoso do ano com registros de grandes precipitações pluviométricas, "as chamadas águas de março" na região nordeste do Pará. Segundo a meteorologia, a previsão para os próximos meses é de queda acentuada nos índices com chuvas abaixo da média e o retorno do calorão típico do "verão amazônico". Salve-se quem puder...

Um comentário:

Anônimo disse...

Os petistas foram sim senhor, você está muito mau informado.. O Reinaldo Taxista foi um dos que foram com seu carro bem lotadinho de companheiros... Chupaaa 22..kkkkkkk

Tecnologia do Blogger.