A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Governo do estado suspende pagamento dos professores em greve


O governo do estado suspendeu o pagamento dos professores da Rede Estadual de Ensino depois que a categoria rejeitou mais uma proposta apresentada pela Seduc [Secretaria Estadual de Educação] em reunião na manhã de ontem, quarta-feira [29], e decidiu manter a greve que já dura 35 dias. Esta foi a quarta reunião sem avanços entre representantes do governo e o Sintepp [Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará] na tentativa de resolver o impasse que persiste desde o dia 25 de março.

De acordo com o calendário de pagamentos publicado pelo governo na semana passada, os professores teriam os salários creditados em conta nesta quinta-feira, 30. Porém, não é isso que está acontecendo: os servidores estão indo às agências do Banpará sacar seus vencimentos e estão encontrando as contas zeradas por que o governo do estado não repassou os recursos para o banco efetuar os pagamentos.

Tal atitude, simula uma retaliação por parte do governo ao movimento grevista, considerado ilegal pela justiça que inclusive, expediu parecer determinando o fim da greve e o retorno imediato a sala de aula sob pena de multa, que apesar dos vários acenos do governo para o atendimento de algumas reivindicações da categoria, ainda não houve consenso.

Para piorar, o governo ainda não se manisfestou quanto a nova data para o pagamento dos salários de abril dos trabalhadores em educação.

------------------------------------------- Nota -----------------------------------------

Atualização às 13:48 hs - A Sead [Secretaria Estadual de Administração e Finanças], que juntamente com a Seduc está negociando com os professores em greve, emitiu nota no início da tarde desta quinta-feira informando que o pagamento da categoria não foi efetuado hoje como estava previsto no calendário divulgado semana passada em virtude das negociações não terem sido encerradas em tempo hábil para processamento da folha de pagamento do mês de abril, e visando garantir a remuneração dos professores, especialmente dos docentes que continuaram em sala de aula, a folha de pagamento do magistério do mês de abril será paga até o dia 5 de maio. O governo do Estado reforça que a proposta de pagamento dos retroativos dos meses de janeiro março deste ano, em quatro parcelas, está mantida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.