A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Faltando apenas seis dias para terminar o prazo de entrega da declaração de Imposto de Renda, 330.990 contribuintes já cumpriram a obrigação com a Receita Federal no estado. A expectativa é que mais de 600 mil prestem contas com o Leão. Na 2ª Região Fiscal - composta pelos estados do AC, AM, AP, PA, RO e RR - o volume de entrega do documento atingiu 53,6% de um total de mais de 1 milhão, somando 774.366 declarações entregues até às 17 hs de sexta-feira, 24.

Ontem foi dia [ou melhor, noite] de Wesley Safadão em Capanema: se antes eram sertanejos e pagodeiros que ditavam os hits do momento, agora chegou a vez dele, um fenômeno de público e venda, mesmo com a crítica torcendo o nariz, que aportou na Arena Ducar com o Harém do Safadão. Com seu jeito espontâneo e músicas festivas recheadas de bordões que caíram no gosto dos forrozeiros, o estilo Safadão de ser virou uma febre contagiante, no sentido mais real da palavra. Para se ter uma ideia, os ingressos para o show se esgotaram rapidamente tão logo foram colocados a venda com semanas de antecedência. Todos queriam ver o Safadão, que apesar do sucesso estrondoso mantém a mesma humildade do início da carreira quando comandava a banda Garota Safada. Não faz exigências e supervisiona tudo de perto, da estrutura ao repertório e cada detalhe do show, além de ser simpático em cima do palco e interagir com o público sempre com um largo sorriso no rosto.

O cantor forrozeiro Wesley Safadão arrastou uma verdadeira multidão, mais de dez mil pessoas, segundo a organização, para o show em Capanema. Em evidência e queridinho da mídia nacional o cantor e seu harém fazem o maior sucesso por onde passam. No final de semana, além da Capanema, o Safadão fez shows em Parauapebas e Belém para delírio dos milhares de fãs espalhados em solo paraense, inclusive em Santa Luzia que se fez presente maciçamente na Arena Ducar.

A propósito, segundo informações que chegaram até o blog, a noite de ontem não foi apenas de festa, por conta da onda de violência que tem dado a tônica na cidade de Capanema nos últimos tempos apesar do rigor do policiamento ostensivo e preventivo que não tem dado sossego para a bandidagem. Fontes revelaram que dezenas de pessoas foram assaltadas e tiveram seus pertences levados, especialmente aparelhos de celular, durante e após o show quando deixavam a Arena Ducar. Uma moça foi sequestrada em seu próprio carro, um Chvrolet Cobalt, próximo ao posto Pacheco e depois de horas foi abandonada na BR-316, enquanto que o marginal fugiu com o veículo.

E por falar em violência na cidade de Capanema, o caso por lá está tão sério, que na última sexta-feira, 24, a loja de uma grande rede de farmácias localizada no centro financeiro foi assaltada em plena luz do dia. Os marginais aguardaram a chegada dos funcionários logo cedo, por volta das 07 hs, para rendê-los enquanto abriam o estabelecimento. A ousadia foi tanta que nem o rigoroso sistema de vigilância do circuito interno intimidou os assaltantes que permaneceram por mais de 20 minutos no interior da loja antes de fugirem levando aproximadamente 30 telefones celulares de última geração.

Faltando pouco mais de uma ano para a corrida eleitoral de 2016 algumas figuras luzienses - repetidas e bastante conhecidas pelo eleitorado, diga-se de passagem - já estão se articulando e só falam nos arranjos que deverão fazer de olho na prefeitura ou mirando uma cadeira na câmara. Em ano pré-eleitoral ouve-se de tudo: segundo a boataria há candidatos para todos os gostos e interesses. Se confirmadas as informações da "Rádio Cipó News" que bombardeiam a City pelo menso três chapas majoritárias deverão disputar o comando do município no próximo ano. Até a petezada, que assaltou impiedosamente os cofres da prefeitura e faliu o município durante os dois governos que comandou, está mais assanhada que pinto no lixo com a possibilidade de entrar na disputa e sem o torque do PMDB que também está de olho grande no dinheiro do povo e cogita ir sozinho para o embate, já que mesmo em 2012, apesar de terem caminhado de mãos dadas [PT e PMDB] nunca engoliram um ao outro e viviam às turras durante a campanha que consagrou o Prefeito Adamor Aires nas urnas.

Se depender do humor do eleitorado luziense boa parte dos vereadores da atual legislatura será renovada nas urnas ano que vem. Alvo de pesadas críticas por conta da atuação pífia, muitas vezes pitorescas, de alguns parlamentares que mais parecem personagens da fictícia Sucupira - cidadezinha do interior que servia de pano de fundo para a novela O Bem Amado, da Rede Globo - a atual composição da Câmara Municipal é motivo de chacota por parte da população que não se sente representada e não ver a hora de despachar do plenário algumas figuras, que apesar de pouco tempo no centro do poder já entraram para o folclore político do município.

Recordar é viver: na semana passada, fez dez anos de falecimento de duas figuras da máxima importância no cenário político luziense. O ex-prefeito Juracy Araújo e o ex-vice-prefeito Cecéu, que foram grandes amigos e nos deixaram no ano de 2005. Juracy, o primeiro prefeito, e Cecéu, o primeiro presidente da câmara, dupla incansável a quem o povo de Santa Luzia deve muito pelo trabalho árduo quando o município ainda engatinhava e carecia de tudo.

Acontecerá no próximo domingo, 03, a sexta edição da já tradicional Cavalgada Camponesa de Santa Luzia. O show de encerramento será por conta do cantor forrozeiro Antônio Marcos & Banda, que terá ainda a escolha da Garota Camponesa.

Indígenas luzienses da etnia Tembé participaram na semana passada em Belém juntamente com representantes das aldeias Kaiapó de uma reunião no auditório do CEE [Conselho Estadual de Educação], para tratar de questões relacionadas a problemática da educação indígena que servirão de base para as discussões do Fórum Permanente de Educação Escolar Indígena do Pará. Durante a reunião foi apresentado o diagnóstico da educação escolar indígena no Pará com todas as demandas indígenas e as propostas serão encaminhadas aos integrantes do Fórum. Participaram do evento Piná Tembé, de Santa Luzia do Pará, representantes da Ufpa [Universidade Federal do Pará] e do Ifpa [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará], além de técnicos da Seduc e do CEE. O Fórum Permanente de Educação Escolar Indígena do Pará é constituído por mais de vinte instituições que ofertam ou atuam com a educação escolar indígena no estado e os encontros ocorrem uma vez por mês para discutir as propostas de melhorias na área.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.