A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

O Pará perde um grande homem - Dom Vicente Zico faleceu nesta segunda-feira


O arcebispo emérito de Belém Dom Vicente Zico faleceu na tarde desta segunda-feira, 04, aos 87 anos, na Residência Episcopal onde recebia acompanhamento médico.

O velório acontecerá na Catedral Metropolitana, a partir das 22 hs e a missa de exéquias será na quarta-feira, 06, 15 hs. Dom Vicente Zico estava com estado de saúde delicado desde que voltou de uma viagem, em Belo Horizonte, onde visitou familiares no início do mês. Ele estava com dificuldades respiratórias, sendo necessária a sua internação hospitalar, e segundo comunicado assinado pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, após breve permanência no hospital, Dom Vicente Zico foi para a Residência Episcopal, onde morava, a pedido do próprio religioso.

VIDA RELIGIOSA

Mineiro da cidade de Luz, oeste de Minas Gerais, Vicente Joaquim Zico completou 33 anos de sagração episcopal. Ainda em sua cidade natal, decidiu ingressar na Congregação de São Vicente de Paulo,aos 16 anos e foi ordenado sacerdote com apenas 23 anos. Trabalhou durante 12 anos no Seminário de Fortaleza, até ser transferido para Petrópolis, onde foi reitor do Seminário por três anos. Em seguida seguiu para Paris, França, onde passou dois anos cursando Pastoral. Já de volta ao Brasil, no Rio de Janeiro ocupou o cargo de conselheiro da Congregação por quatro anos e depois foi eleito conselheiro da Congregação no mundo, seguindo para Roma onde morou por sete anos. Em 5 de dezembro de 1980 foi nomeado pelo então Papa João Paulo II como Bispo Coadjutor da Arquidiocese de Belém. Em março de 1981, Dom Vicente assume o Seminário da Arquidiocese. Dez anos depois, aos 53 anos de idade, sucede Dom Alberto Ramos como Arcebispo.

Dom Zico renunciou a arquidiocese em 2002. Sua renúncia foi aceita em 2004, quando foi nomeado arcebispo emérito. Dom Zico acompanhou o trabalho dos arcebispos Dom Orani João Tempesta, que o sucedeu na arquidiocese de Belém, e Dom Alberto Taveira, que ocupou o cargo após Dom Orani ser nomeado cardeal-arcebispo do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.