A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

A atitude politiqueira do Sintepp de Santa Luzia ao tentar desvirtuar a verdade em um ato convocado para "defender a educação luziense" somente para atacar o Governo Adamor Aires nesta terça-feira, 26, foi solenemente ignorada pela própria classe que defende, que fazendo uso do bom senso e da racionalidade preferiu esvaziar o movimento que se resumiu a menos de uma dezena de pessoas, basicamente a coordenação local do sindicato. Ora, os argumentos defendidos pela direção do Sintepp para justificar o dia de paralisação não se sustentam simplesmente por que o Governo Municipal cumpre à risca a legislação que regula a educação: pagamento rigorosamente em dia, aplicação correta do Fundeb 60, pagamento do Piso Nacional, merenda escolar de qualidade, reforma de escolas, transporte escolar digno e diálogo permanente com a categoria sempre pautaram as ações do governo.

A propósito, o Prefeito Adamor Aires desde o início do seu Governo já reformou com recursos próprios do município as escolas das comunidades da Estiva [abandonada pelo finado governo do PT] e do Pau D'arco; do bairro do Km 48, na sede do município; e estão sendo reformadas e ampliadas as escolas das comunidades do Km 18 e do Caeté. As próximas a sofrerem intervenções para obras de reformas e ampliação serão as escolas das comunidades do Pau de Remo e Pedros & Pereiras, ainda este ano. Portanto, diante de todas essas constatações é visível a ausência da verdade no discurso do Sintepp quando afirma que a educação do município está abandonada e principalmente quando diz que o Prefeito Adamor não cumpre a lei.

Na semana passada, mais precisamente no dia 22 fez um ano da recondução do Prefeito Adamor Aires ao cargo depois do afastamento acintoso patrocinado pelo juiz eleitoral de Ourém. Foram, talvez, os 17 dias mais longos e dolorosos da vida do povo luziense, obrigado durante esse curto espaço de tempo a viver os maiores desmandos políticos e administrativos da história do jovem município de Santa Luzia do Pará. Os reflexos das atrocidades praticadas pelas pessoas que se apossaram da prefeitura durante o governo provisório são sentidos até hoje na administração municipal que mesmo depois de um ano ainda não conseguiu se recuperar totalmente do trauma.

Na próxima sexta-feira, 29 de maio, começa em Belém, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, a XIX Feira Panamazônica do Livro, o maior evento do setor editorial/literário do norte do Brasil que vai até o dia 06 de junho. Assim como faz o Governo do Estado, o Prefeito Adamor Aires está disponibilizando o valor de R$ 200,00 mais transportes para todos os professores da Rede Municipal de Ensino, para que os mesmo possam se deslocar até a capital do estado para adquirir livros e/ou material pedagógico que possam lhes auxiliar no trabalho escolar. E mais, a Semed [Secretaria Municipal de Educação] irá escolher o melhor aluno - pelo critério de desempenho no primeiro bimestre - de cada uma das escolas do município para ir em companhia do professor ou de um responsável até a Feira do Livro com direito a quantia simbólica de R$ 30,00 e mais alimentação por conta da secretaria participar do evento.

A ex-deputada estadual e ex-secretária de educação de Brgança, Eulina Rabelo, assumiu na semana passada a direção da 1ª Ure [Unidade Regional de Educação], localizada na cidade de Bragança. Segundo informações de bastidores esta ação é o primeiro movimento para trazer a ex-parlamentar para os holofotes políticos já que Eulina é candidatíssima a prefeitura da cidade nas eleições do ano que vem. Se confirmadas tais informações, Eulina que tem bom trânsito no Governo do Estado, irá enfrentar nas urnas o atual prefeito Padre Nelson Magalhães que amarga altos índices de rejeição e comanda um governo opaco, distante das expetativas do povo bragantino que o elegeu com votação esmagadora em 2012. Outro virtual adversário de Eulina Rabelo, este com grande potencial eleitoral, é o ex-prefeito Edson Oliveira que comandou o município por dois mandatos e deixou o cargo com altos índices de aprovação.

Em Capanema o movimento visando a sucessão do prefeito Eslon Martins, que cumpre o segundo mandato, já começou. Ontem, segunda-feira, um evento intitulado de café da manhã, sob o comando do advogado Edson Ribeiro, com as bênçãos do deputado Cássio Andrade, reuniu alguns dos principais nomes da política capanemense em um restaurante da cidade: Claudionor Moreira [ex-candidato a prefeito e deputado estadual], Marcelo Pierre [ex-vereador], Valry Morais [ex-deputado federal] e o vereador Rubão [atual presidente da câmara], entre outros nomes bastante conhecidos dos eleitores capanemenses. O deputado Cássio Andrade, principal fiador do convescote, não pode comparecer por motivo de incompatibilidade de agenda, mas está articulando fortemente a formação de um grupo com capilaridade política em torno do seu partido, o PSB, em Capanema, de olho na prefeitura em 2016.

A propósito de Capanema, depois muitas especulações a direção da Cibrasa confirmou na última sexta-feira, 22, a realização da vigésima oitava edição do tradicional Nassau na Roça, uma das festas juninas mais badaladas da região nordeste do estado. No mês passado a imprensa local chegou a divulgar que a empresa responsável pelo espaço da realização do evento, o Clube Nassau, teria decidido por um ponto final na festa alegando não ter mais interesse em provê-la em seu espaço corporativo. Diante da reação negativa dos capanemenses, a decisão foi revista e agora a organização do evento está correndo atrás do tempo perdido buscando a contratação das atrações e uma data no calendário.

No próximo final de semana, a histórica Ourém - um dos municípios mais antigos do estado do Pará e a cidade-mãe de Santa Luzia - estará em festa por conta do aniversário de 288 anos de fundação e 252 anos de emancipação política. A programação recheada de muito melody, forró e sertanejo será na sexta, 29, e no sábado, 30. Promete....



O trânsito nas ruas e proximidades de Santa Luzia, mesmo depois de tantas campanhas e alertas, continua fazendo suas vítimas fatais. Na semana passada, uma ocorrência registrada no bairro do Km 46 envolvendo três motocicletas ceifou mais uma vida. Um cidadão bastante conhecido na cidade envolvido na referida ocorrência sofreu traumatismo craniano e depois de três dias em coma no hospital Metropolitano, em Belém, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito no último domingo. Este é o terceiro caso em pouco mais de um mês: às vésperas da Semana Santa um pai de família ainda jovem perdeu a vida em um acidente na BR-316, próximo ao centro urbano de Santa Luzia, e um idosos permanece internado em coma na capital do estado vítima de atropelamento por uma motocicleta no centro da cidade.

As obras de conclusão da construção da Praça de Eventos do Município, no centro da cidade, estão em estado bastante avançado e deverão ser concluídas agora no mês de junho: já foi colocada a grama e a parte de concreto restando apenas alguns poucos serviços de acabamento. A expectativa é de que um grande evento seja realizado pela Administração Municipal para a inauguração nos próximos meses.



Junho - o mês dos santos Antônio, João e Pedro - está chegando e com ele toda a alegria típica da época. As principais quadrilhas juninas de Santa Luzia estão a todo vapor ensaiando para a maratona de apresentações em eventos na City e concursos em Belém e em cidades da região.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.