A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Secretaria de Cultura popõe projeto de turismo comunitário para o Jacarequara

A região do alto rio Guamá possui uma série de características especiais que podem elevar o município de Santa Luzia à categoria de pólo turístico do nordeste paraense. Com esse objetivo a secretaria de Cultura e Turismo do município realizou na última terça-feira [29] um fórum de discussões com os moradores do Jacarequara, que além das belezas naturais tem um rico potencial cultural decorrente da condição de comunidade quilombola, além de ser importante produtora de artesanatos, em especial a produção de objetos a partir do barro, uma das principais atividades econômicas do moradores da retrocitada comunidade.

Apoiados nessas premissa, a titular da pasta da Cultura, Juliana Patrizia, e o diretor de Turismo, Eslânio Tavares, apresentaram um projeto piloto de Turismo de Base Comunitária, a fim de ordenar as atividades turísticas na comunidade, integrando os interesses da conservação com os do desenvolvimento local. O projeto será desenvolvido a médio prazo e o primeiro passo será diagnosticar as potencialidades turísticas da região do alto Rio Guamá, em especial do Jacarequara, que possam fomentar o desenvolvimento econômico sem provocar danos ambientais à região.

Foram debatidos no encontro os principais marcos do objeto desta proposta - diagnóstico, articulação, capacitação da comunidade para o turismo ambiental, produção de material didático de referência para divulgação e implantação do projeto piloto no Jacarequara que servirá de base para outras comunidades como Caeté e Tipitinga que também têm vocação para esse tipo de atividade. Juliana e Eslânio explicaram o que é ecoturismo ou o turismo ambiental com base comunitária, atualmente um dos grandes potenciais de desenvolvimento do turismo combinado com a preservação do meio ambiente para atender ao trabalho constante de contenção da degradação e ao mesmo tempo gerar alternativas sustentáveis para a população local.

Justifica o objeto proposto, além da necessidade de projetos estratégicos com aspectos integradores sociais, ambientais e econômicos, o fato de a proponente, a Secretaria Municipal de Cultura, atuar como parceira realizando pesquisas e executando projetos de sustentabilidade em parcerias com instituições governamentais e não governamentais, levando à criação de uma metodologia denominada “Desenvolvimento Integral de Comunidades”, a qual tem como base a construção da cidadania através da organização autônoma de comunidades vulneráveis e a busca de cooperação com outras instituições para estabelecer processos com uma abordagem ampla nas áreas de associativismo, saúde, educação, desenvolvimento econômico e conservação da biodiversidade.

Foi um encontro mais do que produtivo e agradou em cheio a comunidade que se fez presente no evento para ouvir as propostas da Secretaria de Cultura e da Diretoria de Turismo. Entusiasmados com o projeto, os moradores fecharam questão e os próximos passos serão dados dentro de um cronograma que será montado pela associação de moradores e a Secretaria de Cultura e a Diretoria de Turismo.
Fotos: Enny Costa




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.