A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

Cartão postal
Em discurso durante a reinauguração da escola Elói Cardoso o prefeito Edno Alves comunicou que a próxima obra do seu governo será a revitalização do centro da cidade, ainda este ano. Os serviços deverão incluir o replantio de árvores [entre as quais muitas palmeiras reais], manutenção das já existentes e a troca da iluminação dos canteiros centrais da avenida Castelo Branco por lâmpadas de led e postes com a fiação elétrica subterrânea.

Segurança
No final de semana passado a Polícia Militar fez rondas ostensivas em todos os bairros de Santa Luzia, especialmente no período noturno, realizando procedimentos de abordagens, revistas e averiguação de veículos e documentação dos condutores. De acordo com informações da própria PM nenhum ato infracional grave foi registrado. Além das ruas e logradouros públicos, estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas e casas noturnas também foram alvos da operação pente fino.

Reconhecimento
O Restaurante Santa Luzia Rural, do ex-vereador Tião Oliveira, foi destaque na coluna assinada pela jornalista Rejane Barros na revista TODA, que vem encartada todos os domingos no jornal Diário do Pará. Rejane - uma das jornalistas mais badaladas do colunismo paraense - que escreve sobre tudo um pouco, mas com muita autoridade sobre comida, destacou o cardápio do Santa Luzia Rural como um dos mais autênticos que já conheceu no interior do estado e ressaltou uma particularidade que segundo ela faz toda a diferença: o fato de todos os pratos serem feitos em um fogão à lenha.

Distrtitão
Se a reforma eleitoral que está sendo discutida na Câmara, que entre outras coisas institui o chamado "distritão" - sistema pelo qual elegem-se somente os mais votados - para vereadores, deputados estaduais, distritais e federais já estivesse vigorando nas eleições municipais do ano passado, dois dos atuais vereadores de Santa Luzia estavam fora da Câmara Municipal por que tiveram menos votos que outros três candidatos que não se elegeram por conta da legenda. E mais, o ex-vereador Neguinho Côco, que foi o nono colocado em razão da votação expressiva que recebeu, teria logrado êxito pela terceira vez e Santa Luzia teria de volta um dos parlamentares mais atuantes da Câmara na década passada.

Insegurança
Mesmo com todo empenho das forças policiais em combater a criminalidade em Santa Luzia, a bandidagem não se intimida. Durante o final de semana passado pelo menos duas motos foram roubadas, e uma, pasmem, à luz do dia por volta das 13 horas de sexta-feira [11] nas proximidades do bairro do Rocha.

"Novo" PMDB
A direção nacional do PMDB [Partido do Movimento Democrático Brasileiro] anunciou na quarta-feira [16] que decidiu rebatizar a sigla com seu nome original: MDB – Movimento Democrático Brasileiro, que vigorou de 1966 a 1979, durante a Ditadura Militar. Na prática, o PMDB apenas perderá o "P" de sua sigla, que se refere a "partido". A troca de nome é parte de um movimento que inclui outras legendas para tentar modernizar os nomes das siglas antes das eleições de 2018. A alteração, que tem o aval do presidente Michel Temer, deve ser concretizada em 27 de setembro, durante a convenção nacional da legenda.

Incêndio
Na madrugada da última quarta-feira, 16, a residência do ex-prefeito de Santa Luzia, Adamor Aires, sofreu um princípio de incêndio, que só não tomou proporções maiores por conta da vizinhança. A casa estava vazia por que Adamor reside em Belém desde o início do ano, onde divide seu tempo entre o escritório de advocacia da família - ao lado da esposa e do filho mais velho - e a assessoria do governador Simão Jatene. De acordo com fontes do blog o fogo começou em uma geladeira na cozinha em razão de um curto-circuito e rapidamente se espalhou pelos móveis e pelo forro da casa. Ao perceber a fumaça que saía do telhado e o forte odor de madeira queimada os vizinhos entraram em contato com alguns familiares do ex-prefeito que rapidamente chegaram ao local e conseguiram apagar o incêndio evitando o pior.

Hino
Em dezembro Santa Luzia completará 26 anos de emancipação política sem que ainda tenha o hino oficial do município. Pensando nisso a Secretaria de Cultura, sob o comando da competente e sempre atenta Juliana Patrizia, deverá lançar nos próximos dias um concurso para a escolha do hino oficial de Santa Luzia do Pará. A escolha do vencedor deverá ocorrer durante os jogos da Semana da Pátria na escola Florentina Damasceno.

Círio
A Paróquia de Santa Luzia já deu a largada para os preparativos para o XII Círio de Nossa Senhora de Nazaré que acontecerá no segundo domingo de setembro, como manda a tradição. A edição deste ano deverá a ser a última sob o comando de Padre Elias, que deverá ser transferido para outra paróquia sob a jurisdição da Cúria Diocesana de Bragança no início do ano que vem. Inclusive o substituto de Padre Elias já foi apresentado à comunidade católica luziense no início do mês.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.