A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Falha em Belo Monte deixou o Pará e mais 12 estados do Norte e do Nordeste sem energia na tarde desta quarta-feira

O Pará está entre os 13 estados do Norte e do Nordeste do país que enfrentam queda de energia nesta quarta-feira, 21. Outros estados, como Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Amapá, Rio Grande do Norte, Maranhão, Bahia e Tocantins, também foram atingidos.

O problema foi registrado às 15:48 h e em Santa Luzia a energia foi restabelecida por volta das 17:30 h. De acordo com o ministro de Minas e Energia, Fernando Coleho Filho, o apagão ocorreu após uma falha na usina de Belo Monte, no Pará.

A Celpa [Centrais Elétricas do Pará], por sua vez, informou que um problema foi detectado na usina de Tucuruí, no nordeste do estado. A usina é de responsabilidade da Eletronorte [Centrais Elétricas do Norte do Brasil] e fornece energia para estados do Norte e do Nordeste.

CAOS

No Rio Grande do Norte, todos os 167 municípios foram afetados, segundo a companhia de energia local. Com os semáforos inoperantes, o trânsito está prejudicados. Em Sergipe, foram 60 cidades afetadas. A Região Metropolitana de Belém também está sem energia elétrica bem como boa parte da região nordeste do estado.

O Operador Nacional do Sistema informou que, uma perturbação no SIN causou o desligamento de cerca de 18.000MW, majoritariamente localizados nas regiões Norte e Nordeste, correspondendo a 22,5% da carga total do SIN naquele momento. Em consequência da perda de carga, entrou em funcionamento o primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga do Sistema Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com corte automático de consumidores, no montante de 4.200MW.

Os sistemas Sul, Sudeste e Centro-Oeste ficaram desconectados do Norte e Nordeste. Às 16:15 h já havia sido realizada a recomposição de praticamente toda a carga no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes do ONS estão neste momento dedicadas à recomposição dos sistemas Norte e Nordeste, já em curso. As causas de desligamento estão sendo investigadas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.