A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Secretaria de Educação realiza treinamento para a implantação de sistema informatizado de gestão escolar no município

Na semana passada a Secretaria de Educação realizou treinamento com todos os secretários e auxiliares administrativos das escolas de Santa Luzia para a implantação já a partir desse ano, do sistema informatizado denominado Gestor Escolar na Rede Municipal de Ensino, integrando todas as escolas a um centro de controle administrado pela Semed. Sob orientação dos monitores de uma empresa de consultoria em informática, a Hábil Informática & Assessorias, o treinamento foi realizado na sala de informática da escola São José com apoio da equipe técnica do Infocentro Municipal - comandado por Márcio Cleyton Cabral e Thiago Corrêa.

A implantação do software faz parte da política administrativa da secretária de educação Fabiana Lacerda com a finalidade de modernizar a Rede Municipal de Ensino facilitando o trabalho dos profissionais que atuam na parte burocrática da Semed. Esta ação inovadora é apenas mais uma das diretrizes a serem seguidas pela nova equipe da Semed que conta com a orientação da especialista em legislação educacional Maryjane Reis.



Proposta de implantação do sistema Gestor Escolar

O GESTOR ESCOLAR é um software de gestão da educação pública [programa de computador voltado para o setor público], desenvolvido para integração e administração dos dados Acadêmicos, Pedagógicos e Gerenciais de Escolas e Secretarias de Educação, preparado para automatizar de forma simples e eficiente o processo educacional que até então era feito manualmente ou através de planilhas eletrônicas e/ou banco de dados de pequeno porte.

O GESTOR ESCOLAR gera relatórios que substituem os tão conhecidos impressos [diário de classe, ficha de matrícula, ficha de frequência, ficha de avaliação, registro de conteúdos, mapas de acompanhamento, ficha individual, boletins e outros], além de gerar relatórios gerenciais e estatísticos que auxiliam o administrador da educação pública municipal [Secretário de Educação] na tomada de decisões de grande importância.

PRINCIPAIS FUNÇÕES

CADASTRO ÚNICO DE ESCOLAS, FUNCIONÁRIOS, ALUNOS, DISCIPLINAS E TURMAS – O cadastro único dessas entidades possibilita a integração e a centralização das informações de toda a rede de escolas municipais em um único banco de dados possibilitando que a Semed obtenha informações sobre um único aluno, docente, turma, escola, zona urbana, zona rural ou do município como um todo.

A Secretaria de Educação pode optar por operar on-line via rede local, off-line via exportação e importação de dados ou mesmo operar das duas formas, parte on-line e parte off-line.

TABELAS PARAMETRIZÁVEIS – O sistema possui uma gama de tabelas parametrizáveis. A possibilidade de parametrizar suas tabelas faz com que o programa adapte-se ao sistema municipal de educação de cada município, um exemplo bem claro disso são as tabelas de grade curricular [possibilita a criação de uma grade curricular por etapa de ensino onde o gestor define: o sistema de avaliação, a idade regular do aluno, a quantidade ideal de alunos, se a frequência dos alunos deverão ser calculadas por disciplina ou pela carga horária geral, quais disciplinas com suas devidas cargas horárias para lotação de docentes e para frequência de alunos], e a tabela de sistema de avaliação - onde são definidas as regras para a avaliação normal e recuperada, como será feita a ponderação de cada avaliação, quais avaliações permitem recuperação, e a regra para substituição da nota recuperada.

Obedecendo esses parâmetros o sistema é capaz de gerar relatórios como a carga horária real para lotação por escola x disciplina, resultado final automático dos alunos [APROVANDO, APROVADO COM DEPENDÊNCIA, EM DEPENDÊNCIAS DE ESTUDOS ou REPROVANDO], além de possibilitar que processo de lotação de docentes e não docentes seja informatizado.



LOTAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS

A lotação dos docentes por possuir peculiaridades intrínsecas ao cargo/função é feita separada da lotação dos não docentes, prevendo a carga horária mínima e máxima para o cargo informando a unidade de lotação [escola] e a carga horária já lotada, impedindo que o docente seja lotado com carga horária superior à máxima.

Já a lotação dos não docentes, permite que seja definida uma carga horária especifica para o cargo/função possibilitando a restrição da lotação em mais de uma unidade dentre outras restrições.

CENSO ESCOLAR

Para atender as exigências do MEC [Ministério da Educação] e do INEP [Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais], no processo de informação dos dados do Censo Escolar [informações que determinam os recursos que serão destinados pelo Governo Federal aos municípios: Merenda Escolar, Transporte Escolar, FUNDEB e FUNDEF] o Gestor Escolar faz a exportação das informações contidas no seu banco de dados para um arquivo no formato TXT conforme layout exigido pelo INEP para a migração do Censo Escolar [experiência já testada e aprovada].

GERAÇÃO DE DOCUMENTOS ESCOLARES

Após os processos de matrícula, lotação, enturmarão e lançamento de notas o sistema gera todos os documentos escolares referentes a alunos e escolas, tais como, Boletim Final, Ficha Individual Mapa de Resultado Final e diversas estatísticas.

Como pode ser visto, a implantação do programa Gestor Escolar será uma revolução para toda a Rede Municipal de Ensino, eliminando a burocracia e agilizando as atividades da Semed através de ações no mundo virtual.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.