A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Santa Luzia perde o ex-prefeito Louro do PT - por Dr. Lucinaldo Blandtt

O município de Santa Luzia do Pará perdeu hoje, 02 de setembro de 2018 um grande líder politico, o Sr. Lourival Fernandes de Lima, mas conhecido como Louro do PT, nascido em 01 de outubro 1950, veio de Vila Fátima, então município de Bragança [hoje pertencente a Tracuateua], como um dos desbravadores da baixada maranhense, participando do povoamento da vila do km 47 as margens da BR 316, também conhecida como vila Santa Luzia.

A sua principal contribuição foi o envolvimento politico junto ao Partido dos Trabalhadores - PT, chegando a ser eleito em 2004 com 4.951 votos e reeleito em 2008 com 5.658 votos como prefeito do município de Santa Luzia do Pará.

Sua simplicidade e atenção humana o fez um homem, pai de família exemplar, empresário de transporte e politico arguido, e determinado por um sonho ideológico, do socialismo e solidariedade, envolvido nas lutas sociais ligadas a igreja católica na paroquia de Santa Luzia [diocese de Bragança], lideradas por padres italianos, que fundamentaram a Formação de Comunidades Eclesiástica de Base, que foram aplicadas em toda a América Latina nas décadas de 70 e 80, especificamente em toda a área de abrangência da paroquia de Santa Luzia, formando comunidades urbanas e rurais a partir dos ensinamentos cristãos [evangelização] e ações politicas [formação e organização de capital social], sempre acompanhado das atitudes politicas do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Luzia. O que o levou, como líder politico, a participação da criação do Partido dos Trabalhadores no Pará em 1980, e também participando da criação no então município de Ourém [a quem na época a vila Santa Luzia pertencia], em 1981 o Partido dos Trabalhadores, se tornando um líder politico de todo o Nordeste Paraense.

Como prefeito de Santa Luzia do Pará, governou com a base ideológica do PT, buscando atenção para as classes menos favorecidas, em Santa Luzia representada por trabalhadores rurais e moradores periféricos da cidade, muitos legados do governo PT são reconhecidos até hoje, principalmente na educação, na saúde, no fortalecimento da agricultura familiar local em redes solidarias, a inclusão de famílias carentes em programas sociais do governo federal e garantindo direitos ao funcionalismo público.

Mas muitas críticas foram colocadas ao governo do Sr Louro, principalmente no segundo mandato, com atitudes de centralização da governança, naquele momento, o estado de saúde do Sr. Louro já começava a se mostrar com esquecimentos constante, eram os estágios iniciais da doença de Alzheimer, o que levou ao seu afastamento do governo municipal por ações de improbidades administrativas, e até hoje se tem incertezas deste governo no final de sua função.

Independente da historia social e sua ideologia politica, o Sr Louro, indiscutivelmente foi um grande gestor local, e deixou sua marca como pai, empresário e politico no município de Santa Luzia do Pará.

Louro do PT nos deixou na manhã deste domingo, depois de lutar bravamente pela vida na UTI [Unidade de Terapia Intensiva] de um hospital da capital do estado onde estava internado há 03 semanas em decorrência de um tomo que levou dentro da sua casa, o que agravou seu estado de saúde. Seu corpo está sendo velado no Salão Paroquial, no cento de Santa Luzia do Pará, e às 15 h haverá missa solene de corpo presente e em seguida o sepultamento no cemitério São Raimundo.

Santa Luzia do Pará e o PT perderam um grande homem, um líder político nato, um pai de família exemplar, religioso e amigo dos seus amigos.

Dr. Lucinaldo Blandtt

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.