A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em Bragança - desenho de lenda amazônica com pênis gigante causa polêmica na cidade

Um desenho feito em uma praça no município de Bragança, nordeste do Pará, tem causado polêmica entre os moradores da cidade. A imagem, que retrata uma criatura folclórica da região, chama atenção pelo tamanho desproporcional do órgão sexual. Segundo alguns moradores, o desenho é ofensivo e desrespeita quem passa no local. Ainda não se sabe quem foi o autor da imagem. O G1 entrou em contato com a prefeitura de Bragança, responsável pelo local, e aguarda posicionamento.

O desenho feito na praça Edwaldo de Souza Martins, localizada no bairro Riozinho, representa o Ataíde, uma lenda amzônica. De acordo com a história, Ataíde era uma entidade protetora do mangue, que tinha braços longos, boca na altura do peito e uma genitália gigantesca. Segundo a lenda, ele protegia a vegetação e os coletores de carangueijo da região.

"Imagine você passeando com sua família em um local público e se depara com uma imagem dessa. Isso se trata de uma praça pública, uma falta de respeito com as famílias", protestou um morador da cidade por meio das redes sociais.

Entretanto, alguns moradores defendem a manifestação artística como uma forma de apoio ao folclore da região. "Isso é muito drama pra pouca coisa. Não vejo nesta imagem nada que tire a inocência de qualquer criança,a lenda é de vocês e deve ser passada da forma específica", declarou uma moradora.

Conflito de cultura

De acordo com o arte-educador Angelo Fonseca, que estuda sobre as lendas amazônicas, a polêmica foi causada pelo conflito entre a cultura popular da região e a cultura cristã europeia. "Em Bragança o cristianismo é muito forte. Por conta disso, o desenho entrou em conflito com o moralismo religioso. O Ataíde foi um dos personagens mais perseguidos pela cultura cristã durante a história", afirma o pesquisador, que há anos trabalha na difusão da cultura ribeirinha por meio da confecção de bonecos inspurados no contos e landas locais.



Fonte: Portal de notícias G1-Pará

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.