A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo


Negociações
No final de novembro o prefeito Edno Alves reuniu com o Sintepp - direção e filiados - na sede do próprio sindicato para um bate papo olho no olho, aliás como sempre fez desde que assumiu o comando do município. Na pauta principal a discussão sobre o pagamento de algumas garantias dos servidores de apoio que não são pagas desde governos anteriores, mas que o prefeito Edno se comprometeu em cumprir a lei em negociações travadas ainda no primeiro semestre. A propósito, Edno é o único prefeito da história do município que sempre recebeu o Sintepp para negociar, seja no seu gabinete na prefeitura ou na sede da agremiação como já fez várias vezes.

Décimo terceiro
No encontro com o Sintepp, do qual participaram a secretária de Educação, Fabiana Lacerda, e a assessora técnica para assuntos corporativos, Maryjane Reis, o prefeito desmentiu um boato que vinha sendo disseminado por setores da oposição de que a prefeitura não pagaria o 13º salário dos servidores neste ano de 2018. Na ocasião o prefeito não só desmentiu a boataria oposicionista como garantiu que os recursos para o pagamento do 13º dos servidores da educação já estão devidamente reservados em conta da prefeitura e que o pagamento deverá acontecer até o dia 20 de dezembro.

Prefeito empreendedor I
Na última quinta-feira, 29 de novembro, o Sebrae realizou no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, o X Prêmio Prefeito Empreendedor, com 129 prefeitura paraenses na disputa, incluindo Santa Luzia do Pará. O Prêmio Prefeito Empreendedor é uma iniciativa do Sebrae que visa reconhecer a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Prefeito Empreendedor II
Do total de concorrentes apenas 21 prefeituras foram contempladas, inclusive Santa Luzia do Pará. O prefeito Edno Alves foi agraciado com a comenda na categoria "Políticas Públicas Para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios". Esta é a primeira vez que um prefeito de Santa Luzia do Pará recebe um prêmio desta importância.

Concurso público
O setor de contabilidade e a assessoria jurídica da prefeitura estão trabalhando a todo vapor nos preparativos para dá início aos trâmites legais para a realização do concurso público do município que deverá acontecer até o mês de abril de 2019, segundo uma fonte do blog. A pasta da educação deverá ter o maior contingente de vagas, especialmente para o cargo de professor, já que a defasagem nesse setor é grande e responsável pelo maior número de contratados comissionados atualmente.

Mãos ao alto
Desde o final de novembro que em vários municípios a população deu início a um movimento contra as altas tarifas praticadas pela distribuidora de energia elétrica, Celpa, no Pará, o maior produtor de energia do país. Já foram registrados atos em Capanema, Castanhal, Belém e Paragominas entre outras, bem como em cidades do sul e sudeste do estado, cobrando uma ação da justiça e dos órgãos de defesa do consumidor, já que o preço pago pelo Kw/h no estado é o triplo em relação a Rio e São Paulo, por exemplo, que recebem energia produzida pelas hidrelétricas paraenses. Enquanto isso os luzienses permanecem estáticos e no máximo exprimem sua revolta nas redes sociais.

Agora vai
Finalmente uma das principais promessas de campanha do quase ex-governador Simão Jatene, feita em 2010 quando se elegeu pela segunda vez e reeditada em 2014 durante a campanha de reeleição, a transformação do antigo hospital São Joaquim, de Capanema, em Hospital Regional dos Caetés deverá ser concretizada. Segundo informações de órgão oficiais do estado a inauguração do HRC deverá acontecer na próxima segunda-feira, 10. Com investimento superior a R$ 35 milhões, a nova unidade de saúde de média e alta complexidades do estado deverá desafogar o tão complicado setor de saúde de Capanema, travado pela alta demanda do município e de mais de 15 cidades vizinhas, até mesmo do vizinho estado do Maranhão que têm Capanema como polo.

Fazendo escola
Ao melhor estilo Donald Trump e Jair Bolsonaro, o governador eleito Helder Barbalho está usando sua conta pessoal no Twitter - dispensando interlocutores - como canal direto de comunicação com seus eleitores, bem como para anunciar ações do futuro governo e nomes da sua equipe. Helder iniciou a semana anunciando os nomes de três colaboradores que irão fazer parte do primeiro escalão dos seu governo: Hana Ghassan para a Seplan - Secretaria de Planejamento, Parsifal Pontes para a Casa Civil, e René Souza que assumirá a Sefa - Secretaria da Fazenda.

A conta gotas
Helder Barbalho deverá seguir o mesmo "protocolo" na divulgação dos demais nomes que irão compor o primeiro escalão do seu governo. Cauteloso, o futuro governador deve revelar os nomes em doses homeopáticas, lotando primeiramente os postos de perfil mais técnico [que podem ser escolhidos exclusivamente pelo próprio governador], deixando, portanto, para mais à frente as indicações políticas - haja vista que acordos ainda estão em curso.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.