A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Papa Francisco nomeou ex-pároco de Santa Luzia, Padre Manoel Filho, bispo de Diocese em Alagoas

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 19 de dezembro, a decisão do Santo Padre, Papa Francisco, em nomear bispo para a Diocese de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas, o reverendo Padre Manoel de Oliveira Soares Filho, da Diocese de Bragança do Pará, atualmente pároco em Dom Eliseu, titular da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e recentemente nomeado Vigário Episcopal para a região 4 da Diocese de Bragança.

Biografia

Padre Manoel de Oliveira Soares Filho, natural de São Domingos do Capim, nasceu no dia 25 de setembro de 1965, filho de Manoel Ferreira Soares e Dolores de Oliveira Soares.

Já em Bragança, residindo no Seminário Menor, cursou os três anos do Magistério [atual Ensino Médio] no Instituto Santa Teresinha. Posteriormente, no Seminário Maior da Diocese, em Ananindeua, estudou no São Pio X os cursos de Filosofia e Teologia. Mais tarde, após a ordenação sacerdotal, graduou-se em Sociologia.

Foi ordenado diácono pela imposição das mãos do então bispo da Diocese de Bragança Dom Miguel Giambeli no dia 28 de junho de 1992, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rondon do Pará. Depois de ter exercido seu ministério diaconal em Santa Luzia do Pará - auxiliando o titular da Paróquia de Santa Luzia Rafael Donneschi - no dia 26 de setembro de 1993, na Paróquia São Domingos de Gusmão, na cidade de São Domingos do Capim, que na época pertencia a Diocese de Bragança, dom Miguel o ordenou sacerdote.


Tomou posse da sua primeira paróquia, Santa Luzia, no município de Santa Luzia do Pará, em substituição ao padre Rafael Donneschi que retornou à Itália após quase uma década de serviços prestados ao povo luziense, no dia 03 de abril de 1994, onde permaneceu até o final do ano 2000.

Em seguida, Manoel Filho foi empossado pároco de Ourém, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no dia 25 de março de 2001. Nesta paróquia permaneceu até o final do ano de 2008.

No ano de 2009, em 22 de fevereiro, assumiu a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Bragança, onde permaneceu por apenas 2 anos. E devido a uma necessidade da Diocese, foi enviado para assumir a Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Irituia, em maio de 2011.

No dia 04 de fevereiro de 2018 assumiu sua atual paróquia, Nossa Senhora Aparecida, em Dom Eliseu. E recentemente, há pouco mais de um mês, foi eleito Vigário Episcopal da região 4 da Diocese de Bragança do Pará.

Padre Manoel Filho, simultaneamente ao cargo de pároco que exerce, sempre teve grande envolvimento no que tange a organização pastoral da Diocese.

A Diocese de Bragança, na pessoa do Bispo Dom Jesus Maria, dá graças a Deus pela nomeação do Pe. Manoel Filho e lhe deseja um feliz pastoreio na sua Diocese de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas. 


Por Francisco Edielson
Diocese de Bragança

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.