A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Vazamento de produto químico no rio Caeté, provoca a morte de centenas de peixes e a população protesta com fechamento da PA-124 na vila do Arraial do Caeté

Moradores da vila do Arraial do Caeté, município de Ourém, interditaram a PA-124 com barricadas, pneus e outros materiais próximo à ponte sobre o rio caeté, que banha a localidade. O motivo do protesto foi o aparecimento de centenas de peixes mortos e muitos agonizando nas águas do rio Caeté, que segundo informações preliminares, estão morrendo em função do vazamento de um produto químico [semelhante a óleo] ainda desconhecido nas águas do rio supostamente por uma empresa agropecuária produtora de dendê no município vizinho de Bonito.

Desde as primeiras horas da manhã deste sábado, 03, moradores do Arraial do Caeté interditaram o perímetro na finalidade de chamar a atenção das autoridades para o problema que está prejudicando toda a população nativa que depende do rio para sobreviver, sem falar no incalculável dano ambiental com consequências sem precedentes para a região. Os manifestantes exigem das autoridades providências urgentes por que a contaminação das águas do rio está causando estragos imensuráveis, especialmente a morte de milhares de peixes, além de prejudicar a saúde dos moradores ribeirinhos que utilizam a água do Caeté para o consumo humano, de animais e na preparação de alimentos.

Outra preocupação diz respeito ao uso do rio Caeté como balneários ao longo do seu curso o que pode acarretar problemas de saúde nas pessoas que usarem as águas para tomar banho. Até o fechamento dessa matéria nenhuma autoridade do estado, bem como a prefeitura de Ourém ou dos órgão de meio ambiente haviam se manifestado sobre o caso.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.