A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Lula confirma filho de Jader Barbalho como ministro das Cidades

O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, confirmou nesta quinta-feira [29] que o presidente do MDB no Pará, Jader Barbalho Filho, será o ministro das Cidades.

O favoritismo de Jader Filho para ocupar uma vaga na Esplanada dos Ministérios já vinha sendo ventilado pela imprensa paraense desde que o governador Helder Barbalho, irmão de Jader Filho, declarou apoio à candidatura de Lula no segundo turno das eleições desse ano.
O Ministério das Cidades vai ser ocupado por um companheiro, filho de um companheiro e irmão de um companheiro, o companheiro Jader Filho”, anunciou Lula hoje.
O novo ministro é filho do senador Jader Barbalho [MDB] — ex-presidente do Senado e liderança histórica do partido — e irmão do governador do Pará, Helder Barbalho [MDB].

Eles integram a ala lulista do MDB que foi contrária à candidatura à Presidência da senadora Simone Tebet [MDB-MS], futura ministra do Planejamento, e desejava apoiar o PT desde o primeiro turno.

Com a nomeação de Jader Filho, o MDB terá três ministérios: Cidades, Planejamento e Transportes, que será ficará com o senador eleito e ex-governador de Alagoas Renan Filho [MDB-AL], filho do senador Renan Calheiros [MDB-AL], que é amigo pessoal da família Barbalho e uma das principais lideranças do MDB no Congresso Nacional ao lado de Jader.

Para chegar à Esplanada, Jader Filho venceu uma disputa interna do MDB por que o deputado federal paraense, José Priante [MDB], primo de Jader Filho e Helder, tentou viabilizar-se para o Ministério das Cidades, assim como o deputado federal Isnaldo Bulhões [MDB-AL].

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.