A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Faleceu nesta quinta-feira o ex-coordenador do Campus Universitário - UFPA, de Bragança, Horácio Schneider

Faleceu na manhã desta quinta-feira, 27, em um hospital de Belém o professor doutor e pós-doutor Horácio Schneider, ex-coordenador do Campus Universitário de Bragança - UFPA [Universidade Federal do Pará], após enfrentar por vários anos um câncer de intestino. Paulistano, 70 anos, Horácio Schneider nasceu na capital paulista em 1948, mas transferiu-se para o estado do Pará ainda criança na companhia da família.

Docente do Departamento de Genética da UFPA desde 1977, Horácio Schneider era professor adjunto do Campus Universitário de Bragança, e possuía graduação pela Universidade Federal do Pará [1974], mestrado em Genética e Biologia Molecular pelo Departamento de Genética [1977], doutorado em Genética e Biologia Molecular pelo Departamento de Genética [1984] e pós-doutorado pela Stanford University [1991], nos Estados Unidos.

Schneider chegou em Bragança no ano de 1996 com a missão de coordenar o campus universitário, paralelamente à coordenação do projeto MADAM - Mangrove Dynamics and Management, programa de cooperação internacional entre Brasil e Alemanha, até o ano de 2005 e foi o idealizador do Instituto de Estudos Costeiros- IECOS, consolidando o papel da UFPA no nordeste paraense.

O ex-coordenador publicou mais de 150 artigos científicos em revistas de circulação nacional e internacional, capítulos de livros em parceria com outros pesquisadores, três livros em editoras nacionais e um livro sobre “Mangrove Dynamics and Management in North Brazil” publicado pela “Springer Verlag”, editora alemã. Sua área de pesquisa principal está ligada à Evolução de Vertebrados em Geral e dos Primatas do Novo Mundo em Particular, usando abordagem molecular, assim como no estudo da Genética de Populações Animais e Métodos de Análise Filogenética.

O doutor Lucinaldo Bladdt, professor titular da Faculdade de Educação do Campus Universitário de Bragança, ex-aluno e parceiro de pesquisa do professor Schneider lamentou a morte do amigo: "Tive o privilégio de trabalhar ao seu lado por 10 anos durante a cooperação internacional Brasil-Alemanha no Programa MADAM. Um homem sábio, mas acima de tudo um grande ser humano de coração bom e justo, que deixa uma grande lacuna no meio acadêmico e científico paraense. Seu legado estará sempre vivo nos nossos sonhos de consolidar uma universidade para todos, descanse em paz, meu terno amo.", destacou Naldo Blanddt em conversa com o blog hoje pela manhã. 

A UFPA, o IECOS, Campus de Bragança e a Prefeitura Municipal de Bragança, decretam luto oficial de três dias, pela perda deste GIGANTE DAS CIÊNCIAS. Descanse em paz, professor Doutor HORÁCIO SCHNEIDER.

Colaboração - Professor-doutor Lucinaldo Blanddt.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.