A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Dia do índio. O que comemorar?

Ontem, 19 de abril, foi uma das datas mais festejadas no âmbito cultural brasileiro e amplamente lembrada nas escolas com festinhas, exposições e outras expressões que exaltam nossos antepassados, os índios.

Nos domínios municipais luzienses ainda existem algumas etnias silvícolas remanescentes dos primeiros habitantes do Brasil que ainda preservam alguns poucos costumes dos seus antepassados. Ao contrário do que se pensa os indígenas do século XXI não querem mais apito, e nem de longe lembram os nativos que se encatavam com espelhos e outras bugigangas presenteadas pelo homem branco.

O índio moderno desfruta de uma gorda verba federal que cai mensalmente em sua conta bancária, tem escolas equipadas com o que há de melhor em recursos educacionais, notbooks e celulares de última geração e só andam no ar condicionado de pik'ups top de linha.

Que o diga o povo da Cidade Morena que conheceu o caráter desse povo "ingênuo" nas eleições municipais de 2008 onde um índio foi decisivo para o resultado do pleito. O resto da história todo mundo conhece. Com certeza não foi uma data comemorada pelos luzienses que foram passados para trás pelo cara pálida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.