A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Invasão da propriedade do "seu Heleno" - reintegração de posse é díficil

A invasão da propriedade do "seu Heleno" [aproximadamente 50 ha ou dois lotes agrícolas] parece ser irreversível. As centenas de populares demarcaram terrenos e já estão se instalando em toda a área dando origem a um imenso e novo bairro luziense, por enquanto denominado de invasão, fazendo nossa cidade avançar além fronteiras.

A família tentou reaver a posse da propriedade junto à força policial que prendeu apenas alguns dos líderes, mas já era tarde demais, o número de pessoas no local é muito grande impossibilitando a expulsão. Os invasores contam com a simpatia da prefeitura [fornecendo máquinas para demarcação das ruas] e da Igreja Católica [organizando de modo que os mais pobres tenham vez] que estão dando suporte na organização do recém-nascido bairro afim de evitar tumultos e apropriação por pessoas de vida financeira confortável.

Ainda não estive no local, mas alguns colaboradores do blog estiveram lá ontem por toda a tarde sentindo o clima e tiraram alguma fotos que serão postadas daqui há pouco, para que os leitores tenham uma ideia da dimensão da situação.

Não tive mais contato com a família, amigos de longa data, mas pelo que ouvi de todos que estiveram por lá, é praticamente impossível a reintegração de posse o que geraria um problema de ordem social imensurável devido a grande quantidade de famílias que já estão instaladas na propriedade. Então só resta agora ao proprietário negociar uma indenização junto ao poder público para o ressarcimento dos eventuais prejuízos e à prefeitura tomar a frente dos trabalhos para organizar a ocupação do terreno dando condições habitáveis mínimas à população.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.