A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Cidades e soluções

Plagiando um famoso programa de televisão, esse texto tráz à tona alguns dos grandes desafios que as cidades de hoje enfrentam para se adptarem às novas realidades que o mundo globalizado impõe.

Competição, inovação e eficiência são palavras-chaves em um mundo onde a concorrência [países, empresas, pessoas...] está em toda parte. Com as cidades não é diferente. Elas precisam se integrar aos espaços globais, cada vez mais seletivos, e oferecer vantagens capazes de atrairem empresas, capitais e, consequentemente, pessoas.

Para isso, as cidades precisam descobrir suas "vocações", criar infraestrutura e potencializar determinadas atividades capazes de alavancar o desenvolvimento. Tratando-se de pequenas e médias cidades, como nossa Santa Luzia do Pará, não dá mais para ver o desenvolvimento baseado apenas no setor público onde a prefeitura transforma-se num verdadeiro "cabide de empregos", cuja moeda de troca é o voto.

Mesmo reconhecendo a fragilidade e a falta de competência da alguns municípios em lidar com os problemas atuais e os desafios futuros, o poder público local tem um papel fundamental a exercer, atuando em parceria com a sociedade, a classe empresarial, entidades civis... Afim de criar as condições necessárias ao desenvolvimento do espírito empreendedor presente em nosso povo.

A política do microcrédito, os programas de qualificação de jovens e adultos, o estímulo ao cooperativismo e ao associativismo, compra de merenda escolar de agricultores locais, a valorização da educação, as parcerias entre as esferas de poder [municipal/estadual/federal] a eficiência e transparência dos gastos públicos, a instalação de agências bancárias... São alguns dos caminhos a serem trilhados pelos municípios que desejam um futuro melhor para seus habitantes.

Além disso, o[s] prefeito[s] precisam levar em conta que foram eleitos para enfrentar os problemas e encontrar as eventuais soluções. Àqueles que têm uma visão patrimonialista e vêem o bem público como fonte de enriquecimento, precisam rever seus conceitos, pois estão ali para servir aos interesse público e não somente usufruir dele.

Os bons gestores não fecham os olhos para os problemas municipais, não se isolam nos gabinetes ou tampouco ficam apenas esperando os dias [10, 20 e 30] para colocar a mão nos repasses de recursos da união para o município. Ao contrário, devem arregaçar as mangas e ir em busca de soluções.

Bons exemplos ou experiências não faltam. Quem não se lembra de Paragominas - "Paragobala"? Antes sinônimo de violência e desmatamento, hoje exemplo de modernidade e qualidade de vida. Não foi milagre! Foi mudança de postura e opção pela gestão pública eficiente.

Jorge Daniel
[Professor, geógrafo e especialista em Gestão Ambiental]

2 comentários:

Unknown disse...

Perfeito, muito ebm dito, Jorge. Parabéns...Orgulho de ser luziense...

Unknown disse...

Boa matéria, realmente as cidades, através de seus gestores, precisam encontrar caminhos para seu desenvolvimento e de seus "filhos". A solução sempre passa pela educação e qualificação. Marcos Santos - Educador e consultor financeiro

Tecnologia do Blogger.