A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em Primavera

A fábrica de cimentos Poty, subsidiária do Grupo Votorantim, portifólio empresarial capitaneado por Antonio Ermírio de Moraes, já fincou seus tentáculos no município de Primavera, onde está construindo as primeiras unidades da linha de produção, com um projeto de 50 anos de exploração das ricas jazidas de calcário do município.

Mas nem bem desembarcou na cidade, a empresa já comprou briga com os ribeirinhos que serão atingidos pelas ações da multinacional. O problema, segundo informações, é que a gigante do setor "cimenteiro" está se apropriando de áreas ocupadas pelos ribeirinhos sem que estes recebem nenhuma compensação, ou seja, estão sendo literalmente expulsos das suas terras com uma mão na frente e outra atrás.

E mais, os ecologistas de plantão também denunciam que as terras estão sendo "griladas" sem nenhum estudo dos impactos ambientais à região, que abriga importantes áreas de manguezais e reservas pesqueiras dos nativos. O medo de lideranças, sociais e políticas, do município é que Primavera se torne uma Capanema da vida, que há anos abriga a concorrente Cibrasa sem muitos benefícios à população.

- Esse é o preço do desenvolvimento...

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.