A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

O trânsito em Santa Luzia

Estradas e esquinas que são verdadeiros corredores da morte
Quantos pais e mães já choraram por seus filhos  e entes queridos que se foram, vítimas e números de uma tragédia que é  o trânsito no município de santa Luzia? Estatísticas de uma realidade sombria que envolvem carros, motos, bicicletas e pedestres, muitos dos quais  têm suas vidas ceifadas por descuidos, imperícias, negligência, falta de sinalização, irresponsabilidades, embriaguês...
Somos um município cortado por uma importante e movimentada rodovia [Br-316] para onde deságuam várias estradas vicinais que transportam pessoas e abastecem a cidade de gêneros e produtos agrícolas,  saindo de inúmeras vilas e distritos e formando um eixo de circulação bastante intenso e,  ao mesmo tempo, desguarnecido de fiscalização, fora e principalmente dentro da cidade.
Como sabemos, o traçado urbano de nossa cidade é composto de avenidas, ruas, vielas e esquinas que em formato transversal fluem em direção a rodovia, cortando-a sem que haja, nesses locais, redutores de velocidade, lombadas, placas de sinalização ou semáforo capazes de orientar a circulação nos trechos mais críticos da cidade.
Também não há a exigência ou cobrança em relação ao uso de capacetes, cintos de segurança e outros equipamentos que ajudam a salvar vidas. Talvez Por causa disso seja bastante comum ver cenas de fórmula 1 em vias públicas  por onde circulam homens, mulheres, crianças e idosos ficam expostos á violência do trânsito.
Como ainda não houve a municipalização e a regulamentação do trânsito local, estabelecendo posturas, ações e punições para os eventuais infratores que causam tantos transtornos. Por ora, predomina a “lei da selva” e o trânsito da nossa cidade vira uma bagunça com ruas e esquinas que são verdadeiros “Corredores da morte” lócus  dos acidentes e das tristes lágrimas do povo luziense.
 Jorge Daniel 
[Professor, geógrafo e especilaista em Gestão Ambiental]

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.