A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Padre Catel

Catel
O periódico de notícias intitulado "Expresso 47" publicou em seu último número excelente matéria à respeito do primeiro pároco de Santa Luzia, o inesquecível padre Catel, que residiu na City nas décadas de 70 e 80 quando esta ainda era distrito administrativo do municício de Ourém.

Salvo o "escorregão" de usar o epíteto "saudoso" [termo usado para os que já morreram] ao referir-se ao sacerdote, o texto mostra para as gerações posteriores quem foi esse guerreriro, que em um período conturbado pelas questões fundiárias lutou em favor dos mais pobres arriscando a própria vida.

Abaixo um trecho do depoimento emocionante do padre Catel:

Ameaças
"Eu tinha que me proteger, a vida exige que a gente corra e que se façam as coisas, era minha obrigação, eu estava lá. Eu agia como um colono que estava ameaçado, para o fazendeiro não tinha muita diferença, eu era visto como aquele que motivava os colonos, mas eu ajudava na defesa, por que se eu estou numa comunidade, eu estudo o problema daquela comunidade, se estou na paróquia, é na paróquia que eu tenho que agir, e quando eu sofria ameaças, eu me sentia tranquilo, eu tinha que ter precauções. Algumas vezes eu colocava travesseiros na rede e dormia no chão, por que se alguém chegasse, atirava na rede e não em mim, isso era normal. Quando a polícia queria me pegar, eu dava uma volta para que não me pegasse..."

Padre Catel, natural de Milano, na Itália, chegou ao Brasil no ano de 1969 e dirigiu a Paróquia de Santa Luzia de 1973 à 1984. Atualmente, aos 75 anos, reside no Seminário da Divina Providência em Marituba, zona metropolitana de Belém.

Nota: Informações colhidas no jornal Expresso 47.

3 comentários:

Lia disse...

Fiquei feliz por ver a foto do Padre Catel que foi muito presente em minha família, quando resídiamos em Cachoeira do Piría nos anos 70.

Anônimo disse...

HOMEM DE FÉ, QUE MUITO CONTRIBUIU PRA FORMAÇÃO DE PESSOAS DE BENS QUE BUSCAM RESOLVER OS PROBLEMAS ATRAVÉS DO DIÁLOGO. PARABÉNS PADRE CATEL....

sandra disse...

sou a filha da sarica do japim

Tecnologia do Blogger.