A Informação Passada a Limpo

A Informação Passada a Limpo

Em tempo

O prefeito Adamor Aires [PR] embarcou na madrugada de hoje para Brasília onde participará até quarta-feira, 30, do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas - Municípios Fortes, Brasil Sustentável no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, patrocinado pelo governo federal com o objetivo de apresentar aos novos gestores municipais os programas do governo federal e de que maneira eles têm reflexo direto nas Prefeituras. A programação foi organizada com base em quatro eixos: Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Urbano e Participação Social e Cidadania. A presidente da República, Dilma Rousseff [PT], fará a abertura do evento logo mais às 18 hs.

À propósito, antes de rumar para o Planalto Central o prefeito Adamor Aires transferiu o comando do município para o seu vice Robson Federal [PSD] e determinou que o pagamento do funcionalismo referente ao mês de janeiro seja efetuado até a próxima quarta-feira, 30, e garantiu que o salário de dezembro e parte do décimo-terceiro, que estão atrasados, serão quitado integralmente no mês de fevereiro obedecendo a disponibilidade de recursos e um cronograma a ser montado pela administração.

As duas ações iniciais do prefeito Adamor Aires ao assumir o cargo foi realizar uma força tarefa como objetivo de resolver dois graves problemas do município: limpeza pública e saúde. Nesse sentido um grande mutirão de limpeza tomou conta das ruas para recolher o lixo urbano, capinar espaços públicos e dá manutenção nas instalações elétricas de praças e ruas; na saúde a titular da pasta, Sara Oliveira, fez um verdadeiro raio-x da situação da secretaria e dos postos de saúde. Adquiriu equipamentos, remédios e botou tudo para funcionar: os elogios da população já começaram a ser ouvidos em rodinhas de conversas pela City.

A Ufra [Universidade Federal Rural da Amazônia] promoveu, ontem, a segunda fase do seu Processo Seletivo 2013: mais de 11 mil candidatos fizeram a prova objetiva e concorrem às 1.120 vagas nos 12 cursos oferecidos pela instituição, nos campi de Belém e do interior. No total, 3.861 candidatos faltaram ao certame e foram automaticamente eliminados. Muitos luzienses estão no páreo, principalmente para os cursos do campus de Capanema, o que poderá ampliar o número de calouros na City que aprovou mais de 20 estudantes na Ufpa e Uepa no início do mês. O resultado do vestibular da Ufra deverá sair antes do carnaval.

O PMDB ficou fora do bloco partidário para a composição da nova diretoria do Codesei [Consórcio de Desenvolvimento Socioeconômico Intermunicipal], que congrega nove municípios da região do Baixo Tocantins na eleição realizada na última quinta-feira, 24. O prefeito de Barcarena, Carlos Vilaça [PSC], foi escolhido para a presidência da entidade, na vice-presidência ficou o prefeito de Limoeiro do Ajuru, Amarildo Gonçalves [PSD] e na tesouraria o prefeito de Moju, Deodoro Pantoja [PSDB], eleitos para um mandato dois anos. Como geralmente há acordos nas eleições das entidades municipalistas, é dado como certo que no segundo período da atual legislatura municipal o presidente eleito venha a ser do PMDB. Agora, não, porque o governador Simão Jatene precisa do máximo reforço para a campanha de reeleição.

Na próxima sexta-feira, 01 de fevereiro, a Alepa [Assembleia Legislativa do Estado do Pará] escolherá o seu presidente para o biênio 2013/2014. No páreo os deputados Márcio Miranda [Dem], muito conhecido dos luzienses, e Martinho Carmona [PMDB] que protagonizam uma verdadeira guerra entre a base do Governo Simão Jatene e a oposição, leia-se PT, aliada ao PMDB de Jader Barbalho. Segundo aqueles que acompanham de perto a movimentação política nos bastidores da Alepa, a briga é boa e qualquer que seja o resultado as relações entre PSDB e PMDB nunca mais serão as mesmas, com reflexos em 2014.

A construção do Hospital Regional do Nordeste Paraense, em Capanema, deverá atender cerca de 800 mil habitantes de 19 municípios, conforme estudos técnicos: Capanema, Augusto Correa, Garrafão do Norte, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Capitão Poço, Nova Esperança do Piriá, Nova Timboteua, Ourém, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

A situação da escola João Gomes - reformada pela finada administração petista e que consumiu um verdadeira fortuna dos cofres da prefeitura - é lastimável. Além das instalações elétricas que tiveram que ser totalmente substituídas por não serem adequadas à demanda de energia do prédio, existem problemas por toda parte provocados pela utilização de materiais de baixa qualidade na bendita reforma que leva o "selo Felipão de qualidade". O prefeito Adamor Aires esteve na retrocitada escola na última sexta-feira, 25, e viu de perto situação que afronta o povo luziense com tamanho descaramento da turma petista que embolsou o dinheiro do convênio deixando para o município uma obra malfeita e de péssima qualidade. Abaixo uma foto, feita pelo próprio prefeito Adamor, registrando a situação das salas de aula:

O bloco carnavalesco "Caras & Alho" - do irreverente Macaxeira's Lucena - fez o lançamento do seu abadá na paradisíaca Praia do Meio, em São Luís, no Maranhão. Direto da Terra do Sarney, onde reside com a família, Macaxeira's já compôs e gravou uma marchinha exclusiva para o bloco e aqui na City adquiriu um fusquinha conversível para desfilar durante o arrastão dos blocos no Carnaluziense 2013.



Amigo e leitor deste blog, Fábio Costa - luziense integrante do primeiro escalão do governo Paulo Titan, de Castanhal - está à frente das comemorações de 81 anos de emancipação política da "Cidade Modelo" que transcorre na data de hoje. Porém como informa o próprio Fábio as comemorações iniciaram ontem à noite com shows de Jorge Aragão, Jurandir dos Teclados e Daniel do Acordeon na badalada Praça do Estrela.



A edição 2013 do "Bikêra Folia" - primeiro grito de carnaval da City - ontem à noite na Praça de Eventos foi um sucesso. Sob o comando dos djs luzienses Kácio Costa e Heleno Neto e os acordes das carretinhas sonoras Trovão Azul e Super Águia a galerinha baladeira marcou presença até as primeiras horas da madrugada de hoje e ainda ficou com gostinho de quero mais.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.